Estudantes de atitude:
O protagonismo juvenil que transforma o CEPI Francisca Pinto e inspira a cidade de Posse
O projeto tem como objetivo incentivar a cidadania ativa, o protagonismo juvenil e a articulação entre escola e comunidade

Na cidade de Posse, no nordeste goiano, um grupo de estudantes e educadores tem se destacado por transformar ideias em ações concretas e sonhos em realidade.
O Colégio Estadual de Período Integral Professora Francisca Pinto Fernandes Rosa é protagonista de uma trajetória marcada pelo envolvimento, criatividade e compromisso social, por meio da participação no projeto Estudantes de Atitude, do qual faz parte desde 2023.
O projeto, que tem como objetivo incentivar a cidadania ativa, o protagonismo juvenil e a articulação entre escola e comunidade, ganhou força no CEPI Francisca, especialmente a partir de 2024, quando a escola se tornou campeã regional da CRE de Posse e ainda conquistou o 2º lugar como melhor rede social do estado. Em 2025, a equipe segue com ainda mais energia e inovação.
Um time que faz acontecer
Neste ano, o projeto é orientado pelos professores Pedro Luan, Anny Kelly e pela estudante Nayara Cibelle, com o apoio da gestora Gemia Galgani, de toda a equipe escolar e da comunidade.
O grupo é movido pelo desejo de causar impacto positivo em Posse, buscando soluções para problemas reais e valorizando os talentos locais.
Ações que conectam escola e comunidade
EcoAtitude – Requalificar espaços, despertar consciências
Em parceria com o IF Goiano, por meio do professor Luciano Nogueira e da aluna Maria Fernanda, o CEPI Francisca revitalizou um espaço esquecido dentro da escola e o transformou em um centro de aprendizagem ambiental. Com a construção de uma horta escolar, composteira e sistema de reaproveitamento da água do ar-condicionado, a ação EcoAtitude também está integrada ao Programa Agrinho, promovendo a educação ambiental na prática.
Agentes Mirins de Atitude – Pela educação no trânsito
Diante dos desafios enfrentados no trânsito da cidade, os estudantes criaram a ação Agentes Mirins de Atitude, que propõe uma educação cidadã voltada à mobilidade urbana. Após uma reunião com o prefeito Paulo Trabalho, a equipe iniciou pesquisas de campo e campanhas educativas, com o intuito de contribuir com o planejamento e conscientização sobre o trânsito no município. A ação já está em andamento e tem mobilizado alunos e parceiros da cidade.
Arraiá da Padroeira – Tradição, fé e luz
Outro destaque recente foi a participação da escola no 2º Festival de Quadrilhas Juninas de Posse, onde o CEPI Francisca conquistou o 2º lugar com a quadrilha “Arraiá da Padroeira – Tradição, Fé e Luz”. A apresentação teve como foco o resgate cultural das festas juninas e a valorização dos talentos artísticos da escola, envolvendo alunos de diferentes turmas em um verdadeiro espetáculo de cores, música e tradição.
Educação com atitude
Para o CEPI Francisca Pinto, o projeto Estudantes de Atitude vai muito além de uma proposta escolar — ele é parte da identidade da comunidade educativa. Por meio do diálogo, da escuta e da ação, os jovens têm construído uma nova visão de escola: viva, participativa, atuante e conectada às necessidades reais do território em que vivem.
Quem quiser acompanhar de perto tudo que está sendo realizado pode visitar o perfil oficial no Instagram: @estudantesatitude_francisca — onde cada postagem carrega o brilho da juventude e a força de quem acredita que educar também é transformar.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Teleghttps:
Truth Social

