Notícias : Política» Notícias

O problema pode complicar por ai

Os contatos da diplomacia de Lula com o governo Trump

Diplomatas brasileiros já iniciaram contatos com integrantes da gestão Donald Trump, recém empossado 47º presidente dos Estados Unidos

Integrantes da diplomacia brasileira já iniciaram, nos bastidores, contatos com o time de Donald Trump, que tomou posse, na segunda-feira (20/1), como 47º presidente dos Estados Unidos.

Segundo apurou a coluna, os contatos iniciaram ainda durante a fase de transição entre as gestões Biden e Trump e foram feitos por meio de membros da embaixada do Brasil em Washington.

O próximo passo, dizem fontes do governo brasileiro, deve ser um contato entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado escolhido por Trump, o senador republicano Marco Rubio.

A expectativa no Itamaraty é de que a relação entre Mauro Vieira e Rubio comece a ser estabelecida após o Senado americano aprovar a indicação do republicano para o posto de secretário de Estado.

Diplomatas brasileiros ressaltam que Rubio manteve um perfil mais discreto durante toda o período de transição e que só deverá ter contatos mais diretos com outros países após ser aprovado pelo Senado.

O cumprimento de Lula a Trump

Na segunda, Lula cumprimentou Trump oficialmente pela posse. Em uma publicação nas redes sociais, o petista falou sobre as relações entre os dois países e manifestou o desejo de “seguir avançando em parcerias”.

Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse.

As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.

Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura, escreveu Lula.

O presidente brasileiro não foi convidado para a posse, como é de praxe nesses tipos de evento nos Estados Unidos.

O Brasil, como a coluna antecipou em dezembro, foi representado pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Horas antes da posse de Trump, Lula falou sobre o futuro das relações com os Estados Unidos em discurso na reunião ministerial. O petista disse não querer “briga” e desejou uma administração “profícua” ao republicano.

Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial.

O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua, para que o

americano melhore e para que os americanos continuem a ser parceiros históricos do Brasil, declarou o petista.

Por Igor Gadelha – Metrópoles

 

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO .

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram

 

https://youtu.be/RFFPJBX4c8A?si=iuKBzGOTuSNZF5-2 https://youtu.be/qDiXO89Bb8I?si=VSqLy6MHzaQRa_24  
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo