Política
3 deputados eleitos não tomam posse na Câmara nesta 4ª feira
Congressistas não assumiram os cargos por decisões judiciais ou renúncia; mudança impactou no número de mulheres na Casa.

A bancada empossada nesta 4ª feira (1º.fev.2023) na Câmara dos Deputados teve 3 alterações em relação aos deputados eleitos em 2 de outubro de 2022.
As mudanças
se deram por decisões judiciais ou por renúncia do congressista.
Em 2 casos
as posses foram impedidas por determinação da Justiça.
O deputado Bibo Nunes (PL-RS)
substituiu Marlon Santos (PL-RS), que havia sido considerado eleito.
Já João Daniel (PT-SE)
assumiu o lugar do Delegado Andre David (Republicanos-SE)….
A 3ª alteração
se deveu à renúncia da deputada Rejane Dias (PT-PI), que assumiu cargo de conselheira do TCEPI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí), dando lugar ao 1º suplente da federação PT-PV-PCdoB, Merlong Solano (PT-PI).
Com a renúncia de Rejane,
a bancada feminina caiu de 91 integrantes para 90 –a maior da história da Câmara dos Deputados, correspondendo a 17% dos integrantes da Casa.
Ainda assim, é um número pequeno em comparação com a proporção de mulheres na população…
ALTERAÇÃO DESFEITA
Entre a eleição e a posse,
houve uma 4ª alteração, que foi desfeita. Pablo Marçal (Pros-SP) foi declarado eleito pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) depois da divulgação do resultado, assumindo o lugar de Paulo Teixeira (PT).
Essa alteração foi desfeita
pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Marçal havia concorrido com o registro da candidatura sub judice, por não ter apresentado os documentos no prazo legal.
Com informações da Agência Câmara de Notícias.
Link original da matéria:
https://www.poder360.com.br/congresso/3-deputados-eleitos-nao-tomam-posse-na-camara-nesta-4a-feira/
