Eleições 2020 RGS
Cerveja entra na campanha pela prefeitura de Porto Alegre
Ao menos 4 candidatos que disputam a capital gaúcha falam em criar polo cervejeiro para fomentar economia

Lucas Rivas, especial para o Estadão
PORTO ALEGRE – Nada de chimarrão ou vinho. A bebida que entrou na campanha para a prefeitura de Porto Alegre nas eleições 2020 foi a cerveja. Quatro dos 13 candidatos a prefeito colocaram em seus planos de governo propostas para tornar a cidade a capital cervejeira do País e fazer com que microcervejarias sejam indutoras de geração de emprego e renda.
Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), Juliana Brizola (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) também enxergam, na cerveja, um campo a ser explorado pelo turismo da capital gaúcha. Com 39 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, em 2019, Porto Alegre já possui um polo cervejeiro. O que os candidatos propõem é reforçar a importância do setor.
A maioria das indústrias está localizada em bairros da zona norte da cidade, que englobam o chamado 4.° Distrito. O segmento emprega cerca de mil pessoas de forma direta e indireta. Além de estimular a produção e o consumo da cerveja artesanal, o turismo cervejeiro é visto como fundamental para atenuar os impactos econômicos negativos sofridos pelo setor.
“A cerveja artesanal porto-alegrense é o maior ‘case’ potencial para o turismo. É fundamental o setor ser apoiado no pós-covid”,
afirma o presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Diego Machado. Ele acredita que as microcervejarias poderiam receber, mensalmente, até dez mil turistas, desde que houvesse incentivo da prefeitura.
“O tour cervejeiro é uma rota fundamental para que possamos aproveitar toda a qualidade dos nossos produtos. O licenciamento para o empreendimento também deve ser simplificado”, defendeu Paim.
“Porto Alegre tem um enorme potencial no polo cervejeiro para o desenvolvimento do turismo, além da geração de emprego e renda”, disse Fernanda Melchionna.
Neste sentido, Juliana Brizola promete potencializar o setor com gastronomia ao “apoiar e ampliar a rota do turismo promovendo o Tour POA Cervejeira”.
Manuela propõe impulsionar Porto Alegre como a capital nacional da cerveja artesanal. “Apoiaremos a formação de parcerias com instituições de ensino para a constituição de uma escola de cervejaria”, disse a candidata.
Dados
Pesquisa Ibope divulgada no último dia 5 aponta
- Manuela na liderança isolada da disputa, com 24% das intenções de votos.
- Em seguida estão José Fortunati (PTB), com 14%;
- Sebastião Melo (MDB), com 11%;
- Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 9%;
- Juliana Brizola (PDT), com 5% e
- João Derly (Republicanos) com 4%.
- Os demais tiveram menos de 3%.
A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Foram ouvidos 805 eleitores.
Link original da matéria:
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cerveja-entra-na-campanha-pela-prefeitura-de-porto-alegre,70003487943
