‘A CPI não trará efeito algum’,
Diz Lira, que não vê ‘circunstâncias’ para o impeachment
Aliado do Planalto nega demora do governo na compra de vacinas, critica trabalho da CPI instalada no Senado e diz que não vê espaço fora da polarização em 2022

BRASÍLIA – Incomodado com o trabalho da CPI da Covid no Congresso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende que não houve atraso na compra de vacinas da Pfizer.
Caso o governo Bolsonaro tivesse adquirido os imunizantes antes, diz Lira, “não teria resolvido o problema da pandemia”.
O parlamentar lamenta as mais de 500 mil mortes por Covid-19 no Brasil, mas alega que essa tragédia não é motivo para instaurar um processo de impeachment contra o presidente da República.
De acordo com Lira, falta uma circunstância política.
O presidente da Câmara ainda afirma que a reforma administrativa deverá ser votada neste ano, mas promete que o texto final não vai afetar a vida dos atuais servidores públicos. Sobre a disputa eleitoral em 2022, com Bolsonaro e Lula no páreo, ele não acredita na possibilidade de uma terceira via.
A CPI da Covid no Senado tem ganhado protagonismo na agenda do Congresso. Qual a sua opinião sobre o trabalho da comissão?
Neste momento, a CPI é um erro.
A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo?
Até dois meses atrás, o Chile era a nossa referência. Como está hoje?
Por que está desse jeito se já vacinou 60%, 70%? No combate à pandemia, não tem receita de bolo pronta. Você não sabe qual variante (predomina), se fica ou sai de lockdown.
A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa.
Há condições de abrir processo de impeachment contra o presidente?
Não é por aí.
A minha função no impeachment é de neutralidade. Não sou eu que faço o impeachment.
Você quer dizer que o presidente Bolsonaro não tem voto na Câmara para segurar um pedido de impeachment? Que ele não tem base de apoio popular para se contrapor a um pedido de impeachment?
Então, o que é que estão querendo?
Que eu desorganize o país, que eu comece uma conflagração de 122 votos que querem contra 347 que não querem?
Vocês querem testar?
O que a população quer é testar?
Acha que é o caminho? Vamos testar.O que eu estou dizendo é que o impeachment é feito com circunstâncias, com uma política fiscal desorganizada, uma política econômica troncha. O impeachment é político.
— Flavião Robô com CPF – A favor do voto auditável. (@flaviani21) June 27, 2021
Link original da matéria:
https://agoranoticiasbrasil.com.br/a-cpi-nao-trara-efeito-algum-diz-lira-que-nao-ve-circunstancias-para-o-impeachment/
