novos ares na Era Bolsonariana
Governo Bolsonaro tem uma profunda alteração desde a segunda-feira 30 Abril 2020
Ao abrir a coletiva de imprensa, na tarde de segunda-feira (30MAR2020), o ministro-chefe da Casa Civil, General-de-Exército Braga Neto, assumia um novo papel na política, mas que era a continuidade de seu último cargo, o de Chefe do Estado-Maior do Comando de Exército.
Agora o Gen Braga Neto de “Interventor no Rio de Janeiro” é o “Chefe do Estado-Maior do Planalto”, uma posição bem mais abrangente do que a já poderosa função de Ministro-Chefe da Casa Civil. Geralmente o coração de um governo pelos múltiplos tentáculos e influência que possui.
DefesaNet teve informações que o novo “Chefe do Estado-Maior” não foi uma simples indicação ou nomeação, mas uma complexa construção.
A nova “missão informal” foi produto de um “acordo por cima”, envolvendo ministros e comandantes militares e o próprio presidente da República. Braga Neto tem grande empatia com Bolsonaro.
Sua “missão” busca reduzir a exposição do presidente, deixando-o “democraticamente” (Apud Paulo Guedes) se comportar como se não pertencesse ao seu próprio governo. O general passa a enfeixar as ações do Executivo na crise.
Pode, inclusive, contrariar as declarações de Bolsonaro.
Para muitos, “a missão” de Braga Neto nada mais é que uma intervenção ou uma junta militar coordenando o governo.
Ocorre após uma semana em que proliferavam ataques e notícias falsas, incluindo de setoristas que cobrem as Forças Armadas, em Brasília, com notícias delirantes sobre crítica dos militares ao governo.
A imprensa ansiosa por uma crise institucional, junto às oligarquias estaduais, mais a oligarquia do Congresso, não é apoiada pelos empresários e especialmente pelo sistema financeiro.
Este brincou no início da crise especulando contra o Real e na Bolsa, porém agora percebe que o risco de um possível crash bancário, pela TOTAL insolvência dos clientes, não pode ser descartado.
A fala oportuna e esclarecedora do Comandante do Exército, no dia 24 de Março, foi convenientemente, ou omitida ou travestida, para os interesses mais escusos no atual momento.
O Gesto do Braço Forte e da Mão Amiga mostrado no vídeo e a frase de encerramento tirada da canção do Exército têm significados transcendentes: Lutaremos sem Temor!
A frase “Talvez seja a missão mais importante da nossa geração” foi traduzida como a luta ao COVID-19.
Para os mais atinados a mensagem foi clara.
O Exército Brasileiro estará de prontidão e pronto para defender o Estado Brasileiro e as Liberdades Democráticas e acima de tudo a NAÇÃO.
Outro ponto não observado pela maioria foi a Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março.
Documento assinado pelo Ministros da Defesa, Fernando Azevedo, e os três comandantes Militares ( Ordem do Dia Alusiva ao 31 de Março Link)
Caberá ao ministro-chefe da Casa Civil, agora incorporado em uma figura de Estado-Maior Nacional político da agrura nacional.
Essa deliberação já foi comunicada, com os devidos cuidados, aos ministros e às principais autoridades dos Três Poderes.
Pelo menos enquanto a grave situação de crise perdurar, o general será o “presidente operacional” do Brasil.
Braga Neto assume para distender e organizar.
O frisson desta manhã com um tuite do 002 (Ver Print Abaixo), sobre a importância dos militares foi visto pelo Alto-Comando como o estertor de uma situação passada contaminada por trotskistas de direita.
Os fatos estão mostrando as ações do Chefe do Estado-Maior do Planalto, com a retirada de um tuite da conta do Presidente da República nesta mesma manhã.
Mas não estranhem, o Gen Braga Neto tem como seu livro de cabeceira a obra clássica de estratégia militar
“Da Guerra” (Von Krieg), de Carl von Clausewitz.
Diferente do teórico prussiano o General Braga Neto inverte um conceito básico de Clausewitz, que ele acha mais apropriado neste tempo de crise de pandemia, guerra informacional e econômica, que fica assim:
“A Política é a continuação da Guerra por outros meios.”
Leia a transcrição da Mensagem do Gen Ex Pujol e o vídeo Link
Nota DefesaNet
“DefesaNet considera o pronunciamento de hoje (24MAR2020), do Comandante do Exército Gen Ex Edson Leal Pujol, como sendo o mais relevante, até o momento, nos 16 meses de seu Comando, à Frente do Exército Brasileiro.”
Ressaltamos em itálico as partes que consideramos importantes e transcendem o os muros dos Quartéis.
A última frase com origem na Canção do Exército é ampla e categórica.
LUTAREMOS SEM TEMOR!
O Editor
Mensagem do Comandante do Exército
Gen Ex EDSON LEAL PUJOL
24 Março 2020 – Brasília DF
Integrantes da Força Terrestre e da nossa grande Família Verde-Oliva,
Vivemos o enfrentamento de uma pandemia que exige a união de todos nós brasileiros.
O momento é de cuidado e de prevenção, mas, ao mesmo tempo, de muita ação por parte do Exército Brasileiro.
Para tanto o Exército está integrado ao esforço de toda a Nação, sob a coordenação do Ministério da Defesa e junto às Forças irmãs.
Após rápido e minucioso exame da situação, que se mostra extremamente dinâmica, para fazer frente a essa ameaça, diretrizes foram expedidas pelo Comando do Exército e, em nível setorial, pelo Comando de Operações Terrestres, pelo Departamento-Geral do Pessoal e pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, bem como de orientações voltadas para a prevenção e o combate ao coronavírus no seio da família militar.
Além disso, foram elaborados planos para nossa participação em operação conjunta coordenada pelo Ministério da Defesa.
Também criamos uma página especial no Portal do Exército para disponibilizar ao nosso público o máximo de informações.
Agora, depois de todas essas medidas iniciais, julgamos que é o momento oportuno para lhes dirigir esta mensagem de estímulo e confiança.
Uma de nossas responsabilidades para com a Nação, particularmente neste momento de crise, é de que a nossa tropa deve manter a capacidade operacional para enfrentar esse desafio e poder fazer a diferença.
Talvez seja a missão mais importante da nossa geração.
Assim, estamos implementando medidas para salvaguardar a saúde e a higidez de todos nós … Soldados!
Da mesma forma, os estabelecimentos de ensino adotaram cuidados especiais com o intuito de proteger seus instrutores e alunos.
É importante lembrar que, neste momento, os integrantes do sistema de saúde são os nossos combatentes da linha de frente.
Diuturnamente, esses profissionais estão dando exemplos de coragem e comprometimento na luta contra os efeitos indesejáveis dessa doença.
Toda a Família Verde-Oliva deve seguir as orientações oficiais dos órgãos governamentais e do Sistema de Saúde do Exército.
Nossa Reserva Pró-Ativa, nossos pensionistas e familiares fazem parte dessa mobilização.
Estamos e estaremos sempre juntos, apoiando nossos guerreiros.
Contamos com a ajuda de todos, porque o momento exige união, organização e especial cuidado com a própria saúde e a dos que nos cercam para que possamos superar mais esse desafio que a história do nosso País nos apresenta.
O Braço Forte atuará se for necessário, e a Mão Amiga estará mais estendida do que nunca aos nossos irmãos brasileiros.
A todos a certeza de que, parafraseando a nossa canção, se a nossa Pátria amada está sendo ameaçada:
LUTAREMOS SEM TEMOR!
Brasília – DF, 24 de março de 2020.
GENERAL-DE-EXÉRCITO EDSON LEAL PUJOL
Comandante do Exército Brasileiro
Link original da matéria:
http://www.defesanet.com.br/ncd/noticia/36301/Exclusivo—Gen-Braga-Neto-Assume-o-Estado-Maior-do-Planalto/
General Braga Neto durante posse no Estado-Maior do Exército, com o comandante Edson Pujol atras. Agora assume o Estado-Maior do Planalto. Pedro Ladeira Folha Press[/caption]
O frisson desta manhã com um tuite do 002 (Ver Print Abaixo), sobre a importância dos militares foi visto pelo Alto-Comando como o estertor de uma situação passada contaminada por trotskistas de direita
[caption id="attachment_79280" align="alignnone" width="1024"]
O momento é de cuidado e de prevenção, mas, ao mesmo tempo, de muita ação por parte do Exército Brasileiro. Para tanto o Exército está integrado ao esforço de toda a Nação, sob a coordenação do Ministério da Defesa e junto às Forças irmãs. Gen Ex EDSON LEAL PUJOL[/caption]
