ELEIÇÕES 2022
Moraes dá 4 horas para PF e PRF explicarem atuação nas eleições
Ação foi movida pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP)
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu quatro horas para que a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se expliquem sobre suas atuações voltadas para o segundo turno das eleições. A decisão foi assinada neste sábado, 29.
“Há notícias de iniciativas que podem ter influência no pleito eleitoral, sendo, portanto, de competência desse Tribunal Superior Eleitoral fiscalizar a lisura dos procedimentos de maneira que não se altere a paridade nas eleições”, escreveu o ministro.
O objetivo de Moraes
é ter informações sobre uma suposta influência de ações das polícias no pleito deste ano. A ação foi movida pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).
O parlamentar argumentou
que diversas notícias recentes indicam um suposto
“aparelhamento da PRF e da PF para beneficiar” o presidente candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Na ação, o petista disse que os episódios de instrumentalização de instituições para “criar fatos políticos artificiais e ingerir no processo eleitoral” são cada vez mais “frequentes”.
Desse modo,
o presidente do TSE determinou que Silvinei Vasques, diretor da PRF, informe os procedimentos e objetivos das operações nas estradas federais da Bahia; e que a PRF colabore com a Justiça Eleitoral para ser efetiva nas “garantias necessárias do pleno transporte público aos eleitores”.
Além disso, que o diretor da PF, Márcio Nunes de Oliveira, informe imediata e detalhadamente todas as apreensões divulgadas pelo Ministério da Justiça e se existem provas ou indícios de que essas apreensões são de “competência da Justiça Eleitoral”.
Hoje, o ministro Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública, publicou nas redes sociais, que foram apreendidos R$ 5 milhões em dinheiro vivo (na sexta-feira), durante uma operação de segurança nas eleições.
No Twitter, a deputada Gleisi Hoffmann (PT), presidente da sigla, afirmou que existem denúncias sobre a suposta instrumentalização das corporações por parte do governo.
🚨 Recebemos denúncias de que a PRF esta sendo aparelhada e instrumentalizada para aumentar a abstenção no Nordeste. Peço atenção aos governadores do campo democrático e aos ministros do TSE e STF para impedir mais essa ação criminosa organizada pela QUADRILHA bolsonarista! pic.twitter.com/c3x3FPLzIf
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) October 30, 2022
Por mais mulheres na política e em todos os lugares, precisamos continuar a lutar contra a misoginia, ainda que Lula não seja eleito. Mas vai! ⭐Vamos aquecer nossa caminhada contra o patriarcado. #LulaeAlckmin13 @simonetebet@_marinasilva_ @gleisihoffmann @janjalula pic.twitter.com/PhOE4b8Rdp
— Neli Germano (@germano_neli) October 29, 2022
Link original da matéria:
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/moraes-da-4-horas-para-pf-e-prf-explicarem-atuacao-nas-eleicoes/
O intuito de Moraes é ter informações sobre uma suposta influência que as ações as polícias podem ter no pleito deste ano | Foto: Agência Brasil[/caption]
