Política : Últimas Notícias

Conteúdo Poder360

MP da Itália aprova envio de imagens de hostilização contra Moraes

Ministério da Justiça informou ao Poder360 que ainda não tem previsão de receber as imagens; pedido foi feito há um mês e meio.

O Ministério Público da Itália deu aval positivo para que as imagens de câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Roma sejam compartilhadas com o Brasil.

O conteúdo será usado pelos órgãos brasileiros na investigação do caso em que 3 brasileiros teriam hostilizado o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no saguão do aeroporto, enquanto ele voltava de uma palestra em uma universidade italiana .

Ao Poder360, o Ministério da Justiça informou que não há, contudo, prazo para o recebimento do material. Em julho, o ministério e a PF (Polícia Federal) fizeram um pedido cada à Itália para ter acesso às imagens e avançar na investigação do caso.

Uma solicitação foi realizada por acordo de cooperação policial por intermédio da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). A outra foi encaminhada à Roma por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), vinculado ao Ministério da Justiça.

Alex Zanatta Bignotto, um dos suspeitos de hostilizar Moraes, negou, em depoimento à PF, que tenha proferido ofensas ao magistrado. Zanatta disse que teve só um “encontro fortuito” com o ministro.

A PF também investiga outras duas pessoas envolvidas no caso, que são os sogros de Zanatta: o empresário Roberto Mantovani Filho e sua mulher, Andreia Mantovani.

Ao Poder360, Mantovani confirmou que viu Moraes no Aeroporto Internacional de Roma, mas disse que esperaria uma notificação oficial da acusação contra ele e familiares para dar sua versão sobre o episódio.

Ele não quis se pronunciar sobre as ofensas verbais nem sobre a suposta agressão física ao filho do ministro.

O CASO Moraes retornava de uma palestra no Fórum Internacional de Direito, realizado na Universidade de Siena, quando foi hostilizado pelo grupo, segundo a PF.

Os suspeitos teriam xingado o ministro de “bandido, comunista e comprado”. Roberto Mantovani teria inclusive agredido fisicamente o filho de Moraes com um golpe no rosto, quando ele interveio na discussão em defesa do pai.

Os 3 brasileiros identificados como Roberto Mantovani, Andreia Mantovani e Alex Zanatta desembarcaram na manhã de sábado (15.jul) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Agentes da PF estiveram no local no momento do desembarque.

Agora, a corporação apura se houve crime contra honra e ameaça.

[caption id="attachment_153422" align="alignnone" width="1024"] Andreia Mantovani, Alex Zanatta (ao centro) e Roberto Mantovani Filho no Aeroporto de Guarulhos (Foto: Reprodução/G1[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo