PEC do PT
Prevê substituir artigo 142 da Constituição
E inclui no lugar desse trecho que as Forças “se destinam a assegurar a independência e a soberania do país e a integridade do seu território”.
A minuta do texto, à qual a reportagem teve acesso, acaba com as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), cita que as Forças Armadas poderão ser designadas apenas para ajudar missões civis; obriga os militares que quiserem exercer cargos públicos a irem direto para a reserva; e veda o uso do cargo, função ou arma para qualquer intervenção política.
A minuta
exclui do caput do artigo 142 o trecho que destaca que as Forças se destinam
“à defesa da Pátria, à garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. E inclui no lugar desse trecho que as Forças “se destinam a assegurar a independência e a soberania do país e a integridade do seu território”.
A ideia é acabar com a GLO
da forma como existe hoje, quando as Forças podem ser convocadas por algum dos Poderes, e deixar claro que elas, como diz outro artigo da PEC,
“poderão ser escaladas por designação do presidente da República, nos termos da lei, para colaborar em missões de defesa civil”.
A minuta
também afirma que
“o militar da ativa que tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea ‘c’, será imediatamente transferido para a reserva, nos termos da lei”.
Os formuladores do texto são os deputados Carlos Zarattini, Alencar Izidoro e Rui Falcão.
Fonte: Revista Oeste
Link original da matéria:
https://www.brasilnamidia.com.br/2023/02/pec-do-pt-preve-substituir-artigo-142.html?m=1
Proposta também quer acabar com as operações de GLO e levar militar em cargo público direto à reserva[/caption]
