Política : Últimas Notícias

é uma estupidez econômica ...

Reduzir EXPORTAÇÃO de CARNE

Pode nos TRANSFORMAR em uma ARGENTINA

Lula pretende “discutir” a política de exportação de carnes do Brasil; Lygia Pimentel explica os impactos de uma possível regulação das exportações para o Brasil; vídeo Mais uma do Lula

 

– O ex-presidente

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse no último sábado que, caso eleito, pretende “discutir” a política de exportação de carnes do Brasil, a fim diminuir preços.

“O que eu quero é que vocês possam entrar no açougue e comprar carne. Por isso nós vamos ter que discutir o preço da carne nesse país. Nós vamos discutir se vai continuar só exportando ou se vai deixar um pouco pra nós comermos”, afirmou o ex-presidente.

 

Para o candidato

a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), a raiz do problema da fome do Brasil não é a falta de produção de comida, mas sim a falta de renda.

“Veio a pandemia, derrubou a renda de diversos domicílios, que por si só já iria deteriorar o quadro, e veio combinada com uma série de problemas no mercado internacional e preços de combustíveis, com o preço das commodities operando em patamares bastante elevados”.

 

A possibilidade

de reduzir as exportações de carne do Brasil, citada pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já foi uma medida tomada na Argentina, e o país sofre as consequências negativas da decisão até hoje, afirma o professor do Centro de Agronegócio da FGV, Felippe Serigati.

 

No caso argentino,

a redução de exportação resultou em uma perda de espaço do setor no mercado internacional e um impacto econômico para o país, “prejudicando a sociedade e a pecuária argentina, que até hoje pagam caro por isso”. Em entrevista cedida à CNN, Lygia Pimentel, CEO da Agrifatto, explica os impactos de uma possível regulação das exportações para o Brasil.

“À exemplo do que nos conta a história e a teoria econômica, se a gente deixar o mercado fluir naturalmente, vai funcionar”, afirma. “Caso contrário, podemos cair no caso da Argentina, onde o consumo per capita caiu de 68kg para 43 kg, ou seja, não refletiu em aumento do consumo pela população. Pelo contrário”,

comenta com dados, lembrando também que o desestímulo à cadeia produtiva leva à queda produtiva, no caso de uma media como essa.

Recentemente foi apresentado u

m novo Projeto de Lei, proposta de número 1586/2022, que é assinada pela bancada do Partido dos Trabalhadores, quer “proibir” as exportações do agronegócio brasileiro, entenda.

Segundo o texto, ele prevê a cobrança de imposto sobre exportação de grãos e carnes do Brasil no caso de escassez no mercado interno.

Um verdadeiro absurdo com o setor, tendo em vista o que aconteceu com a Argentina após influência do Governo no comércio.

 

 

Confira a entrevista:

 

 

Link ortiginal da matéria:
https://www.comprerural.com/reduzir-exportacao-de-carne-pode-nos-transformar-em-uma-argentina/

[caption id="attachment_125008" align="alignnone" width="1024"] Lula pretende “discutir” a política de exportação de carnes do Brasil[/caption]
[caption id="attachment_125009" align="alignnone" width="1024"] Brasil pode se beneficiar com recuo argentino no mercado de carnes' .  Após governo argentino criar registro para monitorar exportações de carne bovina, mercado brasileiro pode ganhar mais espaço na China, diz analista[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo