Política : Últimas Notícias

"Se Sentia Mulher"

Relator Muda Voto, e Nikolas Se Livra De Processo De Cassação Na Câmara.

Nikolas Ferreira foi denunciado no Oonselho de Ética por fazer discurso de peruca no Dia da Mulher.

Pela segunda vez no dia, um relator de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados mudou o voto de última hora, e o parlamentar se livra da denúncia . O último beneficiado foi Nikolas Ferreira (PL-MG), que obteve 12 pelo arquivamento e 5 contra. Uma hora antes, a deputada Carla Zambelli também escapoi de processo da mesma forma.

Conclui-se pela aptidão e pela justa causa da representação, devendo, pois, ser dado seguimento ao processo,

Trecho do relatório do deputado Alexandre Leite que depois foi desautorizado por ele mesmo.

O que disse o relator

Alexandre Leite afirmou iniciamente que a atitude de Nikolas poderia ser considerado passível de transfobia por demonstrar intolerância e despeito por mulheres trans e travestis

Ele disse que, ao colocar uma peruca, o deputado estaria perpetuando esteriótipos negativos e contribuir para marginalização da comunidade trans e travesti. O episódio ter ocorrido no dia da Mulher agravaria o fato.

Outro aspecto ressaltado pelo relator foi a imagem negativa que a Câmara ficou ao não ocorrer um debate de qualidade, o que minaria a confiança da sociedade em relação ao parlamento.

No final, o relator, porém, desconsiderou os argumentos apresentados por ele mesmo e defendeu o arquivamento. A única sanção sugerida foi uma censura por escrito.

A postura do relator foi criticada pelos deputados de esquerda. Foi a segunda vez na tarde que um deputado foi livrado de processo por mudança de posição de relator em cima da hora.

Acusações contra Nikolas

O centro da denúncia foi Nikolas usar uma peruca e dizer que era Nikole durante discurso na tribuna do plenário da Câmara. A fala ocorreu no Dia da Mulher e o deputado declarou que tinha “lugar de falar” porque naquele momento “se sentia mulher”.

O pronunciamento foi considerado transfóbico por PSOL, PDT, PT e PSB que acionaram o Conselho de ética por entender que Nikolas foi ofensivo com mulheres trans e travestis.

Para mostrar um histórico de suposto comportamento preconceituoso de Nikolas foi citado que ele publicou vídeo reclamando que uma trans saiu do banheiro feminino e se recusou a reconhecer o gênero da deputada trans Duda Salabert (PDT-MG).

O que diz Nikolas

O deputado começou a defesa afirmando que os fatos do banheiro e da deputada são anteriores ao mandato. Acrescentou que eles não deviam ser levados em conta.

Ele confirmou que é a favor de banheiros e de esportes femininos sejam exclusividade de mulheres cis. Nikolas declarou estar certo de que a maioria dos brasileiros pensa igual.

Por fim, alegou que há perseguição política na denúncia e que partidos de esquerda fazem acusações contra pessoas que pensam diferente.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Rosiane Stephanie

    Rosiane é editora de conteúdo de várias editorias no portal 7Minutos.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo