Urgente:
Rosa Weber suspende execução de emendas do orçamento paralelo
Ministra Rosa Weber acaba de mandar suspender “integral e imediatamente” a execução das chamadas “emendas de relator” no Orçamento de 2021.
Decisão da ministra do STF ordena suspensão integral imediatamente; governo Bolsonaro empenhou 3 bi em emendas secretas às vésperas da votação de PECs.
Essas emendas compõem o “orçamento paralelo”, usado pelo governo de Jair Bolsonaro para turbinar as emendas parlamentares de seus aliados no Congresso. Como não há transparência sobre os gastos, também é conhecido como “orçamento secreto”.
A decisão da ministra do STF é liminar (provisória) e vale até o julgamento definitivo da ação. Rosa é relatora de três ações sobre o tema, apresentadas por Cidadania, PSB e PSOL.
Na liminar, a ministra direcionou a determinação ao Senado, à Câmara, à Presidência da República, à Casa Civil da Presidência e ao Ministério da Economia. Ela também ordenou que todas as demandas de parlamentares voltadas à distribuição de emendas de relator sejam registradas em plataforma eletrônica centralizada do órgão central do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal, para assegurar “amplo acesso público”.
Como publicamos mais cedo, levantamento da ONG Contas Abertas mostrou que o governo Bolsonaro empenhou 3 bilhões em emendas secretas em outubro, às vésperas das votações das PECs da Vingança e dos Precatórios. A decisão da ministra pode afetar a votação em segundo turno da PEC do Calote, aprovada no primeiro —por margem estreita— nesta semana.
Link original da matéria:
https://agoranoticiasbrasil.com.br/urgente-rosa-weber-suspende-execucao-de-emendas-do-orcamento-paralelo/
A decisão da ministra do STF é liminar (provisória) e vale até o julgamento definitivo da ação. Rosa é relatora de três ações sobre o tema, apresentadas por Cidadania, PSB e PSOL. Foto: STF[/caption]
