Notícias : Anápolis» Notícias

PSDB e PT…Será?

Pré-candidato afiado e convite no PP. Agito nos bastidores políticos

Muita conversa e, claro, muita especulação nos bastidores das eleições de 2024, em Anápolis.

PSDB e PT, tem chance?

Ou vai dar “bicada”?

Presidente do PP, Leandro Ribeiro, confirma convite para Domingos Paula se filiar ao partido.

No Novo, tem nome para a disputa, o empresário Kim Abrahão.

E teve vídeo de Antônio Gomide que diz tudo sobre o outubro vindouro.

Bicada no PT

Tem-se falado muito na possibilidade de uma união entre o PSDB e o PT. Pode até ser, porque em política, nada é impossível. Mas, veja só: “O primeiro governo do PT só foi bem-sucedido na economia porque manteve a política macroeconômica do PSDB.

A bem da verdade, o PT sempre trabalhou contra políticas de responsabilidade, como a própria Lei de Responsabilidade Fiscal, o Fundef e, pasme, até mesmo o Plano Real”.

Trecho de um artigo que foi publicado nesse mês de janeiro no jornal O Globo, assinado por Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB; Reinaldo Azambuja, tesoureiro nacional do partido e Aécio Neves, presidente do Instituto Teotônio Vilela.

PT X PSDB

O presidente do PSDB em Anápolis, advogado Hélio Lopes, afirma que é zero a chance de o partido caminhar com o PT nas eleições municipais desse ano, sobretudo, pelo fato de que a legenda dos tucanos quer lançar candidatura própria. Ele próprio é pré-candidato, inclusive.

E o PT já tem o seu pré-candidato que é o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide. Ainda, há que se considerar que essa discussão também teria de passar pelo Cidadania, que está federado ao PSDB.

O PT, por sua vez, também não está sozinho, já que está federado com o PC do B e PV.

Convite para o PP

O presidente municipal do Progressistas, vereador Leandro Ribeiro, de volta à Câmara Municipal após temporada na equipe de Caiado, confirma o convite feito ao colega Domingos Paula (PV), atual presidente da Câmara Municipal, para que ele se filie ao PP.

Inclusive, foi oferecida a ele, Domingos, a presidência do partido em Anápolis. Essa conversa já foi feita, também, com o presidente regional, Alexandre Baldy. Vale ressaltar que Domingos Paula, já de muito afirma que seu candidato (caso concorra ao cargo de Prefeito), é Leandro Ribeiro.

Agora, outra questão, um pouco mais espinhosa, é a chapa proporcional do partido, que hoje já tem três vereadores: Leandro, João Feitosa e Thaís Souza.

Outra conversa

Ainda no movimentado bastidor da política local, há especulações de que Márcio Cândido (PSD), vice-prefeito e possível pré-candidato à sucessão de Roberto Naves poderá se filiar ao União Brasil, que é o partido do governador Ronaldo Caiado. Essa articulação estaria sendo feita pelas lideranças municipais do UB.

Mas, é a palavra do presidente regional, ou seja, de Caiado, que deve prevalecer. E Caiado não sinaliza interesse em antecipar debates e definições do pleito desse ano.

Contudo, para Márcio Cândido, essa definição é crucial para ele seguir com o projeto da pré-candidatura.

Alguma dúvida?

Num vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT) faz uma fala que não deixa dúvida quanto ao seu projeto político para 2024.

Ele começa assim: “Lutar por Anápolis nunca foi fácil, mas essa é uma missão incansável que eu assumi desde o meu primeiro mandato como vereador em 1996. Desde então, a população anapolina reconheceu o nosso trabalho e nos deu a grata oportunidade de governar nosso município por dois mandatos seguidos”.

E termina assim: “O desafio que se aproxima neste ano não será fácil! Mas estou preparado e focado em falar o que podemos fazer para Anápolis dar a volta por cima e voltar a ser a cidade gostosa de se viver e criar nossos filhos”.

Retorno I

Na próxima segunda-feira, 05/02, a Câmara Municipal de Anápolis deixa o recesso e retoma as atividades em plenário. E esse retorno deve se dar num clima tenso, por conta do caso envolvendo o vereador Delcimar Fortunato (Avante). Além disso, o retorno será também marcado pelo embalo do ano eleitoral. Todos os 23 vereadores deverão sair candidatos, seja a reeleição ou para cargos majoritários (Prefeito e vice). E isso não deixa de ser uma preocupação a mais para o presidente Domingos Paula (PV), que tem a missão de não deixar que os debates mais acirrados contaminem o andamento dos trabalhos legislativos.

Retorno II

Na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o retorno pós-recesso está previsto para acontecer no dia 15/02. Os 41 deputados voltam às atividades normais, entre eles os anapolinos Antônio Gomide (PT), Amilton Filho (MDB), Coronel Adailton (SD) e Vivian Naves (PP). O clima das eleições municipais também estará presente na Alego, tendo em vista que muitos parlamentares (estima-se 1/3 deles), podem vir a disputar prefeituras em suas bases políticas. A sessão solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa Ordinária será presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB) e deve acontecer no Plenário Iris Rezende, a partir das 15 horas.

Novo nome

Serve o trocadilho. O partido Novo tem nome (ou nomes) para concorrer nas eleições majoritárias (de Prefeito), em Anápolis, no pleito de outubro desse ano. Um deles é o empresário Karim Abrahão, ou Kim, como é também conhecido.

Ele é atualmente o presidente da Comissão Provisória da legenda no município. Recém-chegado ao Novo, Julio (Proarmas) Cunha, também já sinalizou desejo de ser pré-candidato.

Assim, é uma definição interna que terá de ocorrer, caso o Novo esteja mesmo disposto a seguir nessa linha da candidatura majoritária. Em relação à eleição proporcional, Kim ressalta que o partido tem nomes para uma chapa cheia, inclusive, com vários ex-vereadores.

O presidente municipal do Progressistas, vereador Leandro Ribeiro, de volta à Câmara Municipal
Ainda no movimentado bastidor da política local, há especulações de que Márcio Cândido (PSD), vice-prefeito e possível pré-candidato à sucessão de Roberto Naves poderá se filiar ao União Brasil
Antônio Gomide (PT) faz uma fala que não deixa dúvida quanto ao seu projeto político para 2024.
O partido Novo tem nome (ou nomes) para concorrer nas eleições majoritárias (de Prefeito), em Anápolis, no pleito de outubro desse ano. Um deles é o empresário Karim Abrahão, ou Kim, como é também conhecido.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo