O começo de um fim tenebroso
Quaest: Pela 1ª vez, reprovação da gestão de Lula supera aprovação
Índice de desaprovação da gestão petista está em 49%, enquanto aprovação está em 47%

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) sobre a popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que a desaprovação do trabalho do petista subiu dois pontos percentuais, de 47% em dezembro de 2024 para 49% em janeiro de 2025.
GOVERNO LULA FALIU, QUEBROU, ACABOUUU
Se as pesquisas já mostram um desastre, imagine o tamanho do abismo real. Lula é um presidente sem apoio popular, que governa contra os interesses da Nação e carrega uma longa lista de promessas não cumpridas. Não tem milagre que o salve! pic.twitter.com/b2yf1xSKye
— Maria P (@damadanoite14) January 27, 2025
A aprovação, por sua vez, oscilou cinco pontos para baixo, de 52% para 47%, no mesmo intervalo.
Com os números divulgados nesta segunda, essa é a primeira vez que a desaprovação supera, numericamente, a aprovação desde o início da gestão do petista.
O trabalho do presidente continua com a maior aprovação no Nordeste, mas a região registrou uma queda considerável, de 67% para 59%.
Já o índice de nordestinos que desaprovam o trabalho de Lula subiu de 32% para 37%.
No Sudeste, os que aprovam o trabalho presidencial caíram 2 pontos, de 44% para 42%, enquanto os que desaprovam se mantiveram em 53%.
No Sul, os que aprovam o trabalho de Lula caíram sete pontos percentuais, de 46% para 39%, enquanto os que desaprovam subiram de 52% para 59%.
Nas Regiões Centro-Oeste e Norte, pesquisadas de forma conjunta, os que aprovam o trabalho do presidente se mantiveram em 48% e os que desaprovam oscilaram um ponto, de 50% para 49%.
Quando o critério é a renda familiar, Lula tem seu trabalho aprovado por 56% dos que ganham até dois salários mínimos, ante 63% em dezembro.
Nesta faixa, 39% o desaprovam ante 34% no levantamento anterior.
Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, a aprovação do trabalho do presidente caiu de 48% para 43% e a desaprovação subiu de 50% para 54%.
Já entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos, o índice dos que desaprovam o petista se manteve em 59%, enquanto o percentual daqueles que o desaprovam continua em 39%.
No recorte por faixa etária, houve queda na aprovação em todas as idades: entre aqueles que têm 60 anos ou mais, o índice caiu de 57% para 52%.
Entre os entrevistados de 16 a 34 anos, a aprovação caiu de 48% para 45%.
Na faixa dos 35 a 59 anos, os que aprovam caíram de 52% para 46%.
Na avaliação por religião, houve redução da aprovação de Lula entre os evangélicos, de 42% em dezembro para 37% na pesquisa atual, e também entre os católicos, de 56% no mês passado para 52% atualmente.
Meu amigo @kimpaim aqui fala sobre a desaprovação do Lula.
Vale lembrar o seguinte pessoal:
– Lula foi eleito sob promessas altamente populistas: “o povo vai voltar a comer picanha”
“o povo vai voltar a andar de avião” “o pobre gosta de coisa boa” “o pobre gosta de vestir… pic.twitter.com/fWuCcDbfxx— Pâm 🌸 (@pamcosta21) January 11, 2025
A Genial/Quaest entrevistou 4,5 mil brasileiros de 16 anos ou mais entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiabilidade, de 95%.
Link original da matéria:
O governo Lula#3 acabou, seremos meros espectadores assistindo apenas ele agonizar.
Lula errou desde o dia 1 de seu governo. Ele confrontou os seus opositores, o povo, ele dividiu ainda mais a nação e disseminou ódio e mentira em todas as direções. Lula falhou miseravelmente na… pic.twitter.com/LJsfEy6Kxk— 🇧🇷Claudia Aker🇧🇷🇺🇸2️⃣2️⃣ (@ClauAker) July 1, 2024
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram