Notícias : Política» Notícias

O começo de um fim tenebroso

Quaest: Pela 1ª vez, reprovação da gestão de Lula supera aprovação

Índice de desaprovação da gestão petista está em 49%, enquanto aprovação está em 47%

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27) sobre a popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou que a desaprovação do trabalho do petista subiu dois pontos percentuais, de 47% em dezembro de 2024 para 49% em janeiro de 2025.

 

A aprovação, por sua vez, oscilou cinco pontos para baixo, de 52% para 47%, no mesmo intervalo.

Com os números divulgados nesta segunda, essa é a primeira vez que a desaprovação supera, numericamente, a aprovação desde o início da gestão do petista.

O trabalho do presidente continua com a maior aprovação no Nordeste, mas a região registrou uma queda considerável, de 67% para 59%.

Já o índice de nordestinos que desaprovam o trabalho de Lula subiu de 32% para 37%.

No Sudeste, os que aprovam o trabalho presidencial caíram 2 pontos, de 44% para 42%, enquanto os que desaprovam se mantiveram em 53%.

No Sul, os que aprovam o trabalho de Lula caíram sete pontos percentuais, de 46% para 39%, enquanto os que desaprovam subiram de 52% para 59%.

Nas Regiões Centro-Oeste e Norte, pesquisadas de forma conjunta, os que aprovam o trabalho do presidente se mantiveram em 48% e os que desaprovam oscilaram um ponto, de 50% para 49%.

Quando o critério é a renda familiar, Lula tem seu trabalho aprovado por 56% dos que ganham até dois salários mínimos, ante 63% em dezembro.

Nesta faixa, 39% o desaprovam ante 34% no levantamento anterior.

Entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, a aprovação do trabalho do presidente caiu de 48% para 43% e a desaprovação subiu de 50% para 54%.

Já entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos, o índice dos que desaprovam o petista se manteve em 59%, enquanto o percentual daqueles que o desaprovam continua em 39%.

No recorte por faixa etária, houve queda na aprovação em todas as idades: entre aqueles que têm 60 anos ou mais, o índice caiu de 57% para 52%.

Entre os entrevistados de 16 a 34 anos, a aprovação caiu de 48% para 45%.

Na faixa dos 35 a 59 anos, os que aprovam caíram de 52% para 46%.

Na avaliação por religião, houve redução da aprovação de Lula entre os evangélicos, de 42% em dezembro para 37% na pesquisa atual, e também entre os católicos, de 56% no mês passado para 52% atualmente.

 

A Genial/Quaest entrevistou 4,5 mil brasileiros de 16 anos ou mais entre 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiabilidade, de 95%.

Link original da matéria:

PLENO NEWS

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram 

https://youtu.be/52vAjoZ38VA?si=Fx_RJFI2jwPDXsq8  
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo