Notícias : Brasil» Notícias

A Política no Brasil

Quem é o ministro que irá relatar processo contra Bolsonaro no STM

O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do STM (Superior, será o relator do processo que irá analisar a perda de posto e patente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de quatro generais condenados na trama golpista com ele.

O que aconteceu

Aquino é tenente-brigadeiro do ar e foi indicado para o cargo de ministro em 2018 pelo então presidente Michel Temer (MDB). Ele ingressou na FAB (Força Aérea Brasileira) em 1973.

A vaga, destinada a oficiais generais da Aeronáutica no STM, foi aberta com a aposentadoria do ministro Cleonilson Nicácio Silva.

 

 

A indicação ao cargo foi relatada pela então senadora Simone Tebet (MDB) — hoje ministra do presidente Lula (PT).

O senado aprovou a indicação em 30 de outubro de 2018.

Aquino tomou posse como ministro no dia 27 de novembro do mesmo ano.

Em sabatina no Senado, Aquino reafirmou o “compromisso com a democracia” e a estabilidade das instituições.

Além disso, ele ressaltou a importância de iniciativas que busquem garantir uma segurança jurídica a militares envolvidos em Operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem).

Ministro ganhou R$ 1,2 milhão em penduricalhos entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, segundo o portal de transparência do STM.

Os bônus são referentes a vantagens eventuais, pessoais e indenizações.

Processo de Bolsonaro ficará sob responsabilidade do ministro e da ministra revisora Verônica Sterman, recém-indicada por Lula para o tribunal.

O procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli, é o responsável pelas ações e também pediu a perda da patente dos generais da reserva Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, além do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.

Carreira do ministro

Aquino foi comandante de Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira.

Ele já exerceu atividades como diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e presidente da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia, entre outras funções.

Além da formação militar, Aquino tem MBA em gerência de projetos e administração. Segundo o STM, Aquino acumulou mais de 3 mil horas de voo em 45 anos de carreira em diversos tipos de aeronave.

Ele recebeu pelo menos 10 condecorações, como a Ordem do Mérito Aeronáutico, a Ordem do Mérito Judiciário Militar e a Ordem de Rio Branco.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

 

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Truth Social   

 

 

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo