Política Internacional
Rubio e Vieira se reúnem em clima amigável e ministro pede reversão de tarifaço e sanções
Chefes das diplomacia do Brasil e dos EUA se encontram na Casa Branca em prévia de reunião entre Lula e Trump
BRASÍLIA – A reunião de negociação entre as equipes diplomáticas do Brasil e dos Estados Unidos transcorreu nesta quinta-feira, dia 16, em clima amigável e positivo, relataram autoridades brasileiras que acompanharam a missão em Washington.
A reunião ocorreu nesta tarde, na Casa Branca, liderada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e pelo chanceler Mauro Vieira.
O ministro das Relações Exteriores disse ter pedido ao governo Trump que revogue o tarifaço e as sanções contra autoridades do País (cassação de vistos e Lei Magnitsky).
Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump
na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo americano a partir de julho,
o que vai demandar evidentemente um processo de negociação a ser iniciado nos próximos dias, afirmou Vieira.
Eles conversaram inicialmente a sós por cerca de 20 minutos e depois fizeram uma sessão ampliada com equipes dos dois países, durante quase uma hora.
Segundo Vieira, prevaleceu no encontro “atitude construtiva” e voltada a aspectos práticos da retomanda de relações entre os governos, em “sintonia” com a química relatada pelos presidentes Lula e Trump.
O ministro das Relações Exteriores definiu a reunião como o
princípio auspicioso do processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as as relações bilaterais.
O chanceler disse que os dois governos agora montam uma agenda de reuniões e que ele e Rubio manterão contatos diretos para monitorar o andamento das negociações e estabelecer prazos de novos encontros.
O ministro disse que está mantido o objetivo de que Lula e Trump se reúnam “proximamente”, mas que isso depende de definição de ambos, para escolherem momento e local convenientes para os dois.
Segundo ele, existe a possibilidade de que a conversa entre os presidentes ocorra dentro de 10 dias, na Malásia, se a estada de ambos coincidir.
O encontro foi muito produtivo, num clima excelente de descontração, de troca de ideias e posições de forma clara
e de disposição de trabalhar em conjunto para traçar então uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas de comércio, relatou Vieira.
Outro sinal do ambiente mais favorável é que, desta vez, Rubio e Vieira se deixaram fotografar na Casa Branca, perante um retrato de John Milton Hay, ex-diplomata americano que foi 37º Secretário de Estado, nas presidências de William McKinley e Theodore Roosevelt.
Em 30 de julho, quando prevalecia em embate político na relação entre os presidentes, Vieira e Rubio conversaram a sós reservadamente, longe das câmeras e da burocracia estatal.
Eles se encontraram num escritório de advocacia nas cercanias da Casa Branca.
Jamais surgiu qualquer imagem da conversa.
Agora, o ministro das Relações Exteriores trabalha no texto de uma declaração à imprensa para relatar o teor da conversa.
O pronunciamento ocorrerá por volta da 18h na Residência Oficial do Brasil em Washington.
A reunião é uma prévia do futuro encontro presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
O ministro foi acompanhado na reunião pelos embaixadores Mauricio Lyrio, chamado por Lula de “negociador de todas as causas difíceis”, e Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros.
Lyrio é atual secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, mas iniciou as negociações em março e Fox-Drummond deu continuidade.
A embaixadora nos EUA Maria Luiza Viotti também participou do encontro ampliado.
Meu Deus, o delírio é puro, na verdade botarem o Mauro Vieira pra correr pic.twitter.com/Loz8EcyVHL
— Pavão Misterious 🇧🇷 (@misteriouspavao) October 17, 2025
A paquita do Satanás tá dizendo que rolou química entre o Marco Rubio e o Muro Viera pic.twitter.com/9YRcoy5O28
— Paula Marisa (@profpaulamarisa) October 16, 2025
Segundo fontes da Jovem Pan em Washington, RUBIO condicionou qualquer avanço comercial à revisão do que chamou de “opressão judicial no Brasil” (via @TheIncorrupt_)
UÉ?! ACABOU A QUÍMICA?! 😂 pic.twitter.com/yVFjOVq0PV
— Henrique (@henriolliveira_) October 16, 2025
Por Felipe Frazão
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social




