Notícias : Política» Notícias

Mônica Bergamo comenta:

Rui Costa vira principal suspeito de vazar conversa de Lula e Janja com Xi Jinping

Relato feito a jornalistas dizia que primeira-dama causou constrangimento em jantar e irritou até a primeira-dama da China

O vazamento da conversa que Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tiveram com o dirigente da China, Xi Jinping, causou mal-estar na comitiva que viajou com o presidente para o país asiático.

E motivou uma tentativa de descobrir quem foi o ministro que revelou a conversa —segundo o presidente, de forma distorcida e injusta com a primeira-dama.

O relato, publicado pelo G1, dizia que Janja criou constrangimento ao pedir a palavra para falar com Xi Jinping sobre os efeitos do TikTok no Brasil, que considera nocivos.

Segundo o relato feito ao portal, até mesmo a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria ficado irritada por considerar a postura “desrespeitosa em relação a Xi Jinping”.

Lula reagiu com irritação ao vazamento, e demonstrou seu desconforto publicamente.

Questionou quem teve a “pachorra” de vazar a conversa de um jantar “muito confidencial e pessoal”, afirmou que o ministro que se disse “incomodado” deveria ter pedido para sair do ambiente e revelou que quem puxou o assunto com Xi Jinping foi ele.

Janja teria pedido a palavra depois.

E fez isso porque, segundo Lula, “não é cidadã de segunda classe”.

O presidente e a primeira-dama desconfiaram inicialmente de duas autoridades que estavam no jantar e que poderiam ter vazado a conversa —ambos ministros.

De acordo com relatos feitos à coluna, a suspeita, compartilhada por diversos integrantes da comitiva, acabou afunilando no nome do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O ministro, que está em trânsito, voltando para o Brasil, nega “veemente” a informação.

Segundo integrantes da comitiva, Costa tem um histórico de bombardear a primeira-dama nos bastidores, a ponto de episódios de desentendimento entre os dois já terem chegado à imprensa de forma a colocá-la em uma posição depreciativa.

No início do governo, por exemplo, vazou a informação de que a Casa Civil barrou a compra de móveis que a primeira-dama havia escolhido para compor o Palácio da Alvorada, que é a residência oficial do presidente da República.

Os relatos feitos então aos jornalistas eram de que a Casa Civil, comandada por Rui Costa, tinha conseguido vetar gastos excessivos de uma primeira-dama que seria “deslumbrada”.

Além dos conflitos já antigos entre os dois, a conclusão de integrantes da comitiva à China foi a de que os outros ministros que estavam no jantar não teriam perfil nem coragem para desqualificar a primeira-dama vazando conversa de um encontro reservado de Lula com Xi Jinping.

Rui Costa, ao contrário, é definido pelo próprio presidente como o ministro mais importante de seu governo.

A coluna procurou as assessorias de Lula, de Janja e de Rui Costa, mas não obteve retorno.

Na entrevista em que respondeu a uma pergunta sobre o assunto, nesta quarta (14), Lula afirmou:

 A primeira coisa que eu acho estranho é que como é que essa pergunta chegou à imprensa.

Porque estava só meus ministros lá,

o [presidente do Senado, Davi] Alcolumbre e o [deputado federal] Elmar.

Então alguém teve a pachorra de ligar para alguém [jornalista] e contar uma conversa que teve no jantar [com Xi Jinping] que era uma coisa muito,

mas muito, confidencial e uma coisa muito pessoal.

Depois disse que

eu que fiz a pergunta [sobre o TikTok a Xi Jinping], não foi a Janja.

E criticou o autor do vazamento.

Eu vi na matéria que o ministro [que fez o relato aos jornalistas] estava incomodado.

Deveria ter me procurado e pedido para sair.

Eu autorizaria ele a sair da sala.

Revelou também que, a pedido dele,

a China vai enviar ao Brasil uma pessoa da confiança dele [Xi Jinping]

para a gente discutir a questão digital, e sobretudo o TikTok.

Foi neste momento, segundo Lula, que Janja

pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças.

Foi só isso”.

A pergunta foi minha.

Eu não me senti nem um pouco incomodado, seguiu Lula.

O fato da minha mulher pedir a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de segunda classe.

Ela entende mais de rede digital do que eu e ela resolveu falar.

 

Por: Mônica Bergamo

Link oririnal da matéria:
FOLHA DE SÃO PAULO

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina contrato de concessão da BR 381 . Na imagem com Rui Costa Foto Gabriela Biló / Folhapress – Gabriela Biló/Folhapress

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo