Coluna Paulo Cappelli
Sanção a Moraes é analisada por 4 pastas do governo Trump
Quatro departamentos do governo dos Estados Unidos estão debruçados sobre o texto que prevê sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF)

Conselheiro de Donald Trump, Jason Miller se juntou a Elon Musk nas críticas recentes ao ministro Alexandre de Moraes (STF).
Miller afirmou, no último domingo (13/4), que o magistrado é a “maior ameaça à democracia no hemisfério ocidental”.
Alexandre de Moraes pode ser sancionado: Trump decide após avaliação de 4 departamentos https://t.co/IUiQZwdu6F
— Paulo Henrique Araujo 📰 🌎 (@pharaujo85) April 16, 2025
As sanções a Moraes estudadas pela Casa Branca, contudo, caminham aos poucos.
Isso porque o texto é analisado por quatro departamentos dentro do próprio governo dos Estados Unidos
Por se tratar de uma questão diplomática, a secretaria de Estado [Department of State], comandada por Marco Rubio, precisa emitir seu parecer.
As possíveis sanções contra Moraes estão sendo analisadas simplesmente por QUATRO pastas do governo Trump. pic.twitter.com/PPl49g9R2g
— Gil Diniz (@carteiroreaca) April 15, 2025
Quando senador, Rubio afirmou que o bloqueio da rede social X por Moraes era uma “manobra para minar as liberdades básicas no Brasil”.
Chefiado pelo coronel Mike Waltz, o Conselho de Segurança Nacional [Department of Homeland Security] também opinará sobre o tema. Waltz é crítico da China e tem restrições a governos que mantêm proximidade com o país, como o brasileiro.
Sanção a Moraes é analisada por quatro pastas do Governo Trump
Ana Paula Henkel – https://t.co/4ydHbmuhEB pic.twitter.com/AYWDgP2npQ
— EdiMachadoX@1957 (@edivaldocmachad) April 16, 2025
Como a sanção a Moraes envolveria bloqueio financeiro ao ministro, o departamento do Tesouro dos Estados Unidos [Department of the Treasury] tem sido consultado.
O Conselho da Casa Branca [White House Counsel], responsável por aconselhar juridicamente o presidente dos EUA, completa a lista dos departamentos envolvidos.
Só após cada área emitir seu parecer, seja dando o aval, pedindo ajustes ou refutando o texto, o conteúdo chegará às mãos de Donald Trump, já com a posição de cada órgão. Caberá unicamente ao presidente dos Estados Unidos dar a palavra final sobre o assunto.
Recentemente, em busca de mais informações, integrantes da Casa Branca entraram em contato com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro e com o jornalista Paulo Figueiredo para fazer perguntas sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes.
Em março, Lindbergh Farias (PT) chegou a pedir a apreensão do passaporte de Eduardo, sob o argumento de que o parlamentar conspirava contra o país. A solicitação foi negada pelo STF.
Musk x Moraes
As críticas de Jason Miller, que foi porta-voz da campanha de Trump, somam-se às de Elon Musk, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental da Casa Branca.
Em fevereiro, o homem mais rico do mundo, que é dono do X, chegou a perguntar a internautas se Alexandre de Moraes “possui bens” nos Estados Unidos.
➡️ Sanção a Moraes é analisada por 4 pastas do governo Trump
Quatro departamentos do governo dos Estados Unidos estão debruçados sobre o texto que prevê sanções ao ministro Alexandre de Moraes (STF)
Leia na coluna de @PauloCappelli_: https://t.co/1UnwnQVvlv pic.twitter.com/GGOBJFy3Vx
— Metrópoles (@Metropoles) April 15, 2025
Por: Paulo Cappelli
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social