Distrito Federal em luto
Valdemar Costa Neto comparece ao enterro de Salvador Bispo em Brasília, ao lado de líderes políticos do DF*
Brasília se despediu nesta semana de um dos maiores articuladores políticos da história do Distrito Federal e Entorno: Salvador Bispo.

Pai, avô, esposo dedicado, homem de fé e de ação, Salvador deixa um legado inestimável na política e na vida pública da capital do país.
Valdemar Costa Neto comparece ao enterro de Salvador Bispo em Brasília, ao lado de líderes políticos do DF pic.twitter.com/VC8VbjjrLg
— 7Minutos Notícias (@7minutos_news) August 20, 2025
O velório contou com a presença de grandes nomes da política nacional e local, entre eles o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que gravou um vídeo emocionado lamentando a perda do amigo e reconhecendo sua importância nas construções partidárias e eleitorais do Brasil. Também estiveram presentes:
Senador Izalci Lucas (PL-DF);
José Roberto Arruda, ex-governador do DF (PL-DF);
Tadeu Filippelli, ex- deputado distrital, ex-deputado federal e ex-vice-governador (MDB-DF);
Fernando Leite, presidente da NOVACAP;
Agaciel Maia, secretário de Relações Institucionais do GDF;
Raimundo Ribeiro, presidente da ADASA;
Lucas Kontoyanis, presidente do PRD no DF;
Senador Izalci por áudio, comenta o falecimento de Salvador Bispo em Brasília, ao lado de líderes políticos do DF pic.twitter.com/sbHQGlAFRk
— 7Minutos Notícias (@7minutos_news) August 20, 2025
Salvador Bispo iniciou sua carreira no Senado Federal, foi vereador em Luziânia-GO e atuou fortemente nas lutas pela emancipação de municípios do Entorno.
Coordenou campanhas vitoriosas como a de Joaquim Roriz, desde sua indicação ao governo, além de Arruda, Wilson Lima, José Tatico, Carlos Xavier, Roney Nemer e Maurício Rabelo.
Presidiu a União dos Vereadores de Goiás, foi vice-presidente nacional da UVB e liderou mobilizações históricas pela valorização do Legislativo Municipal.
Já no Distrito Federal, o estrategista político, foi amigo e conselheiro pessoal do ex-governador Joaquim Roriz, com quem construiu uma relação sólida desde os tempos de Luziânia-GO.
A amizade entre os dois era profunda, e Salvador acompanhou de perto todos os mandatos de Roriz no Governo do Distrito Federal, sendo uma das vozes mais ouvidas nos bastidores das decisões mais estratégicas da gestão.
Nos últimos anos, enquanto cuidava da saúde, Salvador conciliava a paixão pela política com a vida no campo.
Maurício Rabelo, ex-Deputado Federal pelo Tocantins comenta o falecimento de Salvador Bispo em Brasília, ao lado de líderes políticos do DF pic.twitter.com/RRfP2lo4Oo
— 7Minutos Notícias (@7minutos_news) August 20, 2025
Estava à frente da Fazenda Progresso, no Tocantins, ao lado dos filhos, onde se dedicava com orgulho à criação de gado premiado e às plantações que cultivava com carinho.
Ao seu lado, como em toda a sua trajetória, estava Dona Neusa, esposa, companheira fiel e alicerce de sua caminhada.
Salvador encerra sua missão deixando uma história de lutas, conquistas e fidelidade. Brasília perde um mestre da articulação, um homem que fez da política seu campo de serviço e transformação.
Aos familiares, amigos e todos que caminharam ao seu lado, nossos mais sinceros sentimentos e votos de conforto neste momento de despedida.
Por Cíntia Aquino
Jornalista
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social


