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Dia Nacional do Fusca foi comemorado nesta quinta, 20 de janeiro.

Data é alusiva ao lançamento do primeiro modelo e o início de uma história marcada por 24 anos consecutivos como o carro mais vendido no país

No dia 20 de janeiro de 1959 tinha início a produção do lendário modelo em território nacional. E por isso a data foi a escolhida para celebrar
o Dia Nacional do Fusca. Começava ali uma história que marcaria para sempre os brasileiros.

O Fusca, na verdade, começou a ser fabricado na Alemanha, após o final
da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E logo ele se tornaria um dos
automóveis mais populares do mundo.

Então ele se chamava ainda Volkswagen Sedan, mas logo ganharia vários
apelidos ao redor do mundo, como Kafër (Alemanha), Carocha (Portugal),
Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). O nome Fusca
só foi adotado oficialmente em 1983.

Aqui no Brasil, o modelo chegou em 1950, primeiro importado, unidades
que ficaram marcadas pelo vidro traseiro dividido. Ele passou a ser
montado em solo nacional no formato CKD (com as peças ainda importadas)
em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). Seu
motor na época tinha 1.200 cm³.

O Fusca passou a ser fabricado inteiramente no país em 1959, na fábrica
de São Bernardo do Campo/SP, a primeira unidade fabril da VW fora da
Alemanha. Embora a data de 20 de janeiro seja considerada o início da
produção em solo nacional, porque foi a data oficializada pela
fabricante, a primeira unidade feita no Brasil, oficialmente, saiu da
linha em 3 de janeiro de 1959.

Em sua trajetória até o fim da produção, em 1986, ele diversas opções
de motorização: motor traseiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ (a partir
de 1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (introduzido em 1970, com 52 cv, o que
lhe rendeu o apelido de Fuscão) e 1.600 cm³ (em 1974, com dupla
carburação, que rendia 65 cv). O câmbio foi sempre manual de quatro
marchas. Em 1985, ganhava a versão 1.600 movida a etanol.

Com baixo custo e propagandas que reforçavam a sua robustez, o Fusca
conquistou os brasileiros. Tanto que após sete anos de ausência no
mercado, a produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente
da República, Itamar Franco. Nascia aí o “Fusca Itamar”, que foi
fabricado até 1996, movido exclusivamente a etanol.

O sucesso foi tanto que o modelo foi o carro mais vendido no Brasil por
24 anos consecutivos, alcançado o número histórico de um milhão de
unidades vendidas no País em março de 1972. Até 1986, segundo a própria
VW, o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca.

Sua imagem se tornou tão emblemática que deu origem a outro modelo em
1998: o New Beetle. Suas linhas eram inspiradas na versão original,
porém, adotando uma plataforma moderna. Em 2012, ele resgatava mais uma
vez o nome Fusca ao ganhar um sucessor.

Vale lembrar que existe também o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22
de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu
início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

By: José Aurélio Soares 20 de janeiro de 2022

Linha de fabricação do fusca no Brasil
Linha de fabricação do fusca no Brasil
Linha de fabricação do fusca no Brasil
Linha de fabricação do fusca no Brasil
Linha de fabricação do fusca no Brasil
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  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

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