VEÍCULOS E TECNOLOGIA
Novo recorde: Tesla vendeu mais de 240 mil carros no 3º trimestre
Parece que a crise dos chips, que atingiu grande parte das montadoras de carros globalmente – e também empresas de tecnologia – não afetou a Tesla.

A empresa vendeu um total de 241,3 mil carros – número, inclusive, bem acima das expectativas.
Segundo dados da consultoria Refinitiv, a estimativa era de que a empresa vendesse 229.242 carros
elétricos.
As unidades oficialmente vendidas ficaram acima, ainda, do total vendido no mesmo período para o
ano passado, quando foram entregues 102 mil unidades.
E se você imaginou que a pandemia poderia ter sido a justificativa mais razoável para essa
diferença entre um ano e outro, vale dizer que a companhia de Elon Musk vendeu 367,5 mil em 2019
inteiro.
Muitas montadoras nos Estados Unidos foram afetadas pela crise de semicondutores. A Tesla mesmo
chegou a interromper a produção do Model 3 na fábrica de Fremont, na Califórnia, por duas semanas
no início do ano por conta da falta de componentes, mas isso não parece ter feito diferença no
final das contas.
Um dos motivos auxiliaram a empresa a passar pela escassez de semicondutores mais suavemente do que
concorrentes é o fato de que ela tem constantemente buscado por diferentes componentes para colocar
em seus carros, bem como reescrito softwares em tempo real, com intuito de conseguir fazer as
substituições necessárias.
A empresa também diversificou o mercado, tendo conquistado um público bastante forte na China, onde
começou a fabricar e vender veículos em plena pandemia, além de compradores na Europa.
A título de comparação: a General Motors, que é atualmente a maior montadora dos EUA, divulgou
nesta sexta-feira (1) que vendeu 446.997 veículos no terceiro trimestre – o que representa uma
queda de 33% na comparação com o mesmo período em 2020.
A crise dos semicondutores que afetou o mercado de veículos
Com a pandemia, a produção mundial de semicondutores foi impactada negativamente e a falta de
componentes se alastrou por toda a indústria.
Com isso, muitas empresas de tecnologia tiveram a
produção de seus próprios equipamentos afetadas, bem como montadoras.
A Hyundai, por exemplo, chegou a paralisar a produção da sua fábrica na Coreia do Sul no início do
ano por conta de problemas com fornecimento.
A fábrica localizada em Asan, cidade na província de Chungcheong do Sul, é uma das maiores da companhia,
com capacidade para produzir cerca de 300 mil veículos anualmente.
Grandes nomes do mercado como Ford e GM também anunciaram a suspensão de operações por conta da
escassez durante este ano. E, até o momento, ainda não há previsão para que essa crise de
semicondutores chegar ao fim.
Crédito da imagem principal: Vitaliy Karimov/Shutterstock
By:Tissiane Vicentin
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