NEGÓCIOS
Um ano sem a Ford: veja a fortuna que a montadora pagou para sair do Brasil
Alegando “anos de perdas significativas”, a Ford encerrou sua produção no Brasil em 11 de janeiro de 2021 – exatamente um ano atrás.
No entanto, para fechar suas fábricas depois de mais de 100 anos no País, a montadora precisou gastar bastante dinheiro.
Embora não divulgue oficialmente quanto precisou gastar, a Ford
informou, na época, a alocação de U$ 4,2 bilhões para encerrar as
operações.
Houve custos com a demissão e indenização de milhares de
trabalhadores e centenas de concessionárias, além da devolução de
incentivos fiscais e do pagamento de empréstimos junto a banco estatal.
De acordo com sindicatos consultados pelo Uol, a Ford pagou R$ 130 mil
a cada trabalhador dispensado mais adicional por tempo de serviço.
Apenas a fábrica de Taubaté, responsável pela produção de motores e
transmissões, desligou 800 funcionários diretos.
Já a unidade de
Camaçari, que montava o Ka, Ka Sedan e EcoSport, demitiu 4 mil
trabalhadores.
A fábrica de São Bernardo do Campo foi desligada em 2019, quando a
montadora deixou de fabricar o Fiesta.
Em julho de 2021,
a Ford pagou R$ 2,14 bilhões, em valor corrigido, ao
governo da Bahia. O montante é fruto do contrato firmado pelas partes
ainda em 2014 para investimentos na fábrica de Camaçari mediante
incentivos fiscais.
A Ford ainda
quitou dois contratos de financiamento com o Banco
Nacional de Desenvolvimento (BNDES) em janeiro de 2021 cujo valor
totalizava R$ 335 milhões.
A empresa americana ainda pagou R$ 54,2 milhões
a outros 30 contratos de financiamento indireto, de acordo com
o Uol.




