Barbie
Barbie é banido no Vietnã por cena que privilegia China em disputa territorial
A "linha das nove raias" já fez outros filmes hollywoodianos serem bloqueados no país

Barbie não será exibido no circuito comercial do Vietnã, determinaram as autoridades locais [via Deadline]. O bloqueiro do lançamento do filme se deve a uma cena em que um mapa da Ásia é exibido, incluindo a controversa “linha das nove raias”.
Esta demarcação territorial, imposta pelo governo chinês desde meados do século XX, determina que grande parte do mar da China meridional – incluindo regiões bem próximas do litoral do Vietnã, e várias ilhas – pertencem à China.
Além do Vietnã, os governos de Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei contestam a “linha das nove raias”, e em 2016 o Tribunal de Haia determinou que a China não tem base legal para reivindicar todo o território demarcado por ela. O governo chinês se recusa a reconhecer a decisão.
Barbie não é o primeiro filme hollywoodiano a ser banido no Vietnã por essa razão: o mesmo aconteceu com a animação Abominável (2019), da DreamWorks; e com a aventura Uncharted (2022), estrelada por Tom Holland.
Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam as versões “tradicionais” de Barbie e Ken em Barbie, enquanto o elenco ainda inclui uma variedade de versões alternativas dos bonecos e outros coadjuvantes, vividos por Simu Liu (Shang-Chi), Michael Cera (Juno), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Nicola Coughlan (Bridgerton), Emma Mackey (Sex Education), John Cena (Velozes e Furiosos), Will Ferrell (Um Duende em Nova York) e mais.
O comando do filme fica por conta de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres e Lady Bird. A cineasta indicada ao Oscar também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach.