Kleber Mendonça
Filho conversa com o Metrópoles sobre filme Retratos Fantasmas, em Cannes
O documentário teve sua estreia mundial neste sábado (20/5), em sessão especial do Festival de Cannes

Cannes – O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho retornou ao Festival de Cannes, nesse sábado (20/5), para apresentar seu documentário Retratos Fantasmas, em sessão especial. Embora o mote principal sejam as salas de rua de Recife, o diretor explica que existe muito mais na trama. Em entrevista ao Metrópoles, Kleber conta como o apartamento da família, onde morou por mais de 40 anos, também entrou no filme.
METRÓPOLES: Eu queria começar falando sobre o início do filme, sobre essa inclusão do apartamento de vocês, da sua família, e em qual momento isso entrou no filme ou se esse foi um ponto de partida para depois falar dos cinemas de rua de Recife.
Kleber Mendonça Filho: Eu acho que, para falar do Retratos Fantasmas, eu preciso sempre falar em engenharia reversa. Se você pega um objeto e tenta entender como ele funciona, e vai desmontando de trás para a frente, eu acho que terminei fazendo isso, porque eu estive desenvolvendo esse filme há muitos anos. Então, inicialmente, sim, eram cinemas do centro de Recife. Um dos títulos que eu tinha para o filme era Cinemas do Centro do Recife, mas eu achava que o filme era pragmático demais, começando no cinema do Centro de Recife. E, aí, eu comecei a pensar muito, porque coincidiu de eu estar saindo da nossa casa naquele momento. A gente saiu de lá em 2017. E, nesse momento de se despedir da casa, começou a me colocar em um espaço de cabeça que me fez pensar no filme que eu já estava fazendo.
E eu me dei conta também de que aquele lugar era uma casa com cozinha, quartos, sala, área de serviço. Mas, na verdade, era onde eu fiz muitos filmes, não só O Som ao Redor, mas vários curtas-metragens e vídeos ainda na pós-adolescência. E, aí, eu entendi que eu tinha um registro bem múltiplo daquele lugar, e isso, naturalmente, me levou ao próprio filme que eu já estava fazendo.
Então, é estranho, porque, até agora, bom, a partir de agora, as pessoas começaram a ver o filme, mas, dos poucos que viram até agora, nunca ninguém falou que não tinha nada a ver com o resto da vida. E, em um determinado momento, eu pensei: ‘Será que é um pouco estranho?’. Mas eu gosto muito de começar o filme assim e, mais uma vez, engenharia reversa. Quando eu já estava desenvolvendo a casa, eu achei que eu deveria também dar dois passos atrás e começar na praia. E, aí, o filme agora começa na praia, porque eu encontrei o material da Janet Leigh no hotel Boa Viagem.
- Você quase usou uma palavra. Não sei se você notou, a palavra ” abandonar”, quando você estava falando sobre sair da casa. Você tem algum sentimento de culpa nessa saída, algo tão dramatúrgico assim?
Termina sendo abandonada, a casa. Mas era um momento da vida em que fez sentido a gente sair dali. E a gente foi para outro lugar, que hoje faz parte da nossa vida, com crianças. Mas não é fácil você sair de uma casa que foi comprada pela sua mãe, onde você passou tantos anos, mas chega um momento que você sai de casa e tudo certo. Você pegou aí algo bem interessante mesmo, porque existe uma tristeza quando você sai daquele lugar, mesmo que seja um lugar que você passou…
Você também falou em engenharia reversa, para o filme, e o que achei curioso também dessa primeira parte é que ela pode causar um engenharia reversa na sua filmografia, ela convida a uma psicologia pop sobre seus filmes. Aquela de ver este como um “testamento” de uma filmografia passada sua. Você pensou nisso, habitou sua mente?
Olha, o pessoal da (distribuidora) Vitrine disse que vai ser ótimo pra gerar mais projeções dos outros filmes.
Eu achei engraçado, mas eu acho que, em cada filme, você se coloca no que você faz. É porque cada filme é visto no momento que ele sai, mas, na verdade, quando o tempo vai passando, você começa a ver que faz um sentido o que a pessoa estava fazendo. E talvez agora, eu já passei dos 50, eu já fiz alguns filmes, talvez seja mais fácil enxergar, ligar os pontos.