Batalhoada Sem Bacalhau
Aprenda a fazer uma ‘batalhoada’ para a Páscoa
Sem bacalhau, receita vegana além de nutritiva ajuda a economizar.

O cardápio da Páscoa é diferente para os adeptos do veganismo, aquelas pessoas que não consomem nada de origem animal.
O tradicional bacalhau precisa ser substituído nas receitas. A chef Renata Sanches Buso de Mogi das Cruzes ensina uma “batalhoada” que pode ser ideal para os veganos. A receita custa R$ 50, e serve de 6 a 8 pessoas. Confira a receita completa.
Batalhoada
Ingredientes
8 batatas pré cozidas cortadas em fatias;
1 vidro de palmito desfiado;
2 folhas de alga norí picadas;
3 pimentões: 1 amarelo, 1 vermelho e 1 verde cortados em fatias sem sementes;
2 cebolas roxas fatiadas
200g ervilha fresca
100g azeitonas pretas
1 tomate
pimenta do reino, alho, azeite e sal a gosto para temperar
Modo de Preparo
Coloque o azeite em uma frigideira funda e refogue o alho. Depois acrescente a pimenta do reino e a cebola. Em seguida coloque sal a gosto. Os pimentões vêm na sequência. Além de dar um colorido lindo para o refogado faz parte da receita tradicional. “Eu uso as três cores porque gosto de colorido, mas se a pessoa só tiver um ou gostar de só um, tudo bem. Mas é importante por”, explica Renata.
Depois que os pimentões murcharem um pouquinho, coloque a ervilha. “Os pimentões deram uma amolecida e é só esquentar mais um pouquinho e pronto. A gente já pode reservar pra começar a montagem.”
Agora começa a montagem das camadas. Primeiro unte a travessa com azeite e coloque as batatas, que já estão pré- cozidas.
Para lembrar o sabor e a textura do bacalhau entram o palmito e a alga norí. “Primeira camada com o palmito desfiado, o branco que vai lembrar o bacalhau da receita original. Gosto de usar o palmito pupunha porque ele é mais fácil de desfiar, ele é mais macio também. A alga nori é ela que traz o gosto do peixe, do mar, em cima do palmito.”
Coloque mais uma camada de batata e depois o refogado que a gente reservou. “Como é uma receita vegana, eu gosto de colocar ervilha que é fonte de proteínas e dá uma riqueza no prato também.”
Refaça o processo até preencher toda a travessa. Finalize com as azeitonas e o tomate. Antes de ir ao forno coloque um pouquinho de azeite para ajudar a gratinar. A batalhoada assa em 30 minutos em uma temperatura média de 220 graus. “É uma opção mais acessível que leva o bacalhau. Mas no ponto de sabor acredito que todos vão se surpreender que é muito gostoso.”
