Sábado no Joquei Clube
“E então, a feijoada é brasileira?
E por que sábado é “dia dela”?",

““Vamos comer uma feijoada?”.
Quem nunca ouviu esse convite, principalmente, na hora do almoço aos sábados?
E por falar ” nisso, você sabe por que há a tradição desse prato, nem tão brasileiro assim?
Bem, a história que aprendemos está “cheia de coisas mal contadas.
Assim como a origem da feijoada, que é portuguesa, o costume de reservar o sábado para “esse prato também pode ter origem lusitana, já que em Portugal é comum destinar um prato para cada dia da semana.”
“De acordo com Paula Pinto e Silva, autora do livro Farinha, Feijão e Carne-Seca – Um Tripé Culinário no Brasil Colônia, nessa época, na Europa, surgiram outros pratos juntando carnes variadas e feijão branco, como também é o caso do cassoulet, “originário da França.
Em diversos países, encontram-se variações da receita em que vários ingredientes são cozidos na mesma panela. Segundo Paula, os séculos 16 a 18 foram marcados pela escassez de alimentos, portanto, não podia haver “desperdício.
DIVERGÊNCIAS
Segundo o educador Orlando Silva, de Guarapuava, que pesquisa a cultura afro-brasileira há divergências entre escritores sobre a comida da época. Há muita similaridade de pratos como cita Paula Pinto e Silva
Porém, historiadores e especialistas da culinária, como o folclorista Câmara Cascudo, indicam que esse tipo de mistura ” remonta à época do Império Romano”.
Embora a feijoada tenha as especificidades da culinária brasileira, segundo Carlos Alberto Dória, a origem da feijoada estaria no “feijão gordo”, o ensopado de feijão preto, acrescido de toucinho e carne “seca, com linguiças, legumes, verduras e carnes de porco.
A lenda mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores forneciam a seus escravos os restos dos porcos, quando estes eram carneados. A mistura dessas partes “suínas com feijão e água, teria dado origem à receita.
Porém, essa versão não se sustenta.
Aí temos mais uma controvérsia, histórica de que os negros islãs ficaram mais na região de Recife e Pernambuco e a feijoada propagou-se, principalmente, na Bahia onde aconteceram os primeiros desembarques de navios negreiros, diz Orlando Silva.
Entre tantas versões , segundo o historiador Carlos Augusto Ditadi, em artigo publicado na revista Gula, de maio de 1998, esse mito da feijoada ter nascido na senzala é originário do folclore moderno, numa “visão romanceada” das relações sociais e culturais da escravidão no Brasil.
Um estudo feito pelo mestre em história, Tales Pinto Tales, e divulgado pelo Brasil Escola, mostra que a feijoada, porém “composta de feijão, carnes, hortaliças, legumes, e outros ingredientes, seria uma combinação criada apenas no século “XIX, em restaurantes frequentados pela elite escravocrata do Brasil.
Sua difusão teria se dado em hotéis e pensões, principalmente a partir do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa feito pelo historiador, citando Carlos Alberto “Dória, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir “uma identidade nacional brasileira.
Portanto, a feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema “da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.
No conhecido livro “Macunaíma”, ” de 1924, Mário de Andrade apresentou essa perspectiva durante um festim na casa do fazendeiro Venceslau Pietro Pietra, “no qual participou o anti-herói.
De acordo com Dória, a cena seria uma alegoria da cozinha nacional e das diversas etnias “que entraram em contato no Brasil. Depois de toda essa história, a fome deve ter aguçado ainda mais. Então, que tal “saborear a feijoada à moda brasileira?
Como toda a culinária nacional, a nossa deve ser a melhor de todas.
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