Variedades : Comidas e bebidas» Variedades

Delícias a frente!

Festa junina gostosa e saudável? Sim, é possível!

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de receitas fáceis de fazer com alimentos típicos

As festas juninas são comemorações sempre recheadas de pratos açucarados e calóricos, mas é possível ter um cardápio mais saudável e equilibrado com as comidas típicas que tantos gostam.

A sugestão da nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, é utilizar o máximo possível de ingredientes e preparações caseiras.

Uma receita de família, de bolo de milho, provavelmente será mais saborosa, inclusive pela memória afetiva, do que um bolo de milho  fit  (sem açúcar, por exemplo).

Outra dica é priorizar o que mais gostamos e que estão presentes nas festas. Isso ajuda a aproveitar mais os alimentos que façam mais sentido para nós, diz Renata.

Os itens mais simples, como milho cozido, pipoca, amendoim, pinhão cozido possuem excelente valor nutricional, são práticos e tradicionais nas festas juninas.

As preparações mais elaboradas, como curau, maçã-do-amor, paçocas, pé-de-moleque, pamonha, bolos, canjica, arroz-doce, cachorro-quente possuem mais calorias e devem ser consumidas com maior atenção. “Isso vale também para as bebidas alcoólicas, com o quentão e o vinho quente”, alerta a nutricionista.

Os caldos ajudam a aquecer e a nutrir o corpo. Caldo verde, caldinho de feijão e caldos com frango são excelentes opções. Os espetinhos de carne também são boas opções de alimentos salgados e quentes para compor o cardápio.

A dica é aproveitar com moderação e sempre lembrar que as festas juninas não serão a base da alimentação, mas sim momentos pontuais que vão compor a ingestão de alimentos.

Isso pode ocorrer de forma equilibrada, principalmente se nas demais refeições os cuidados com a qualidade dos alimentos ingeridos forem mantidos, observa a especialista.

A nutricionista ensina 4 receitas fáceis de fazer para o incrementar o cardápio das festas.

Cuscuz cremoso de frango

½ xícara de chá de azeite de oliva

1 xícara de chá de cebola ralada

½ colher de sopa de alho amassado

1 peito de frango pequeno cozido e desfiado

1 xícara de chá de molho de tomate

1 xícara de chá de milho verde cozido

1 xícara de chá de ervilha fresca cozida

500ml de água

Cheiro verde e sal a gosto

Farinha de milho

Modo de preparo;
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o frango, o molho de tomate, o milho verde, as ervilhas, o sal e a água. Quando levantar fervura, comece a acrescentar a farinha de milho aos poucos, mexendo sempre, até começar a engrossar. Quanto mais tempo ficar no fogo, mais consistente ficará o cuscuz. Coloque em potes de vidro ou em taças e sirva.

Bolo de milho de liquidificador

3 ovos inteiros

3 xícaras de chá de milho cozido

200ml de leite integral

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de fermento em pó

3 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que o milho fique bem triturado. Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo, despeje a massa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que fique bem cozido.

Caldo de milho verde com brócolis

1 lata de milho verde escorrido

1 xícara de chá de água

2 colheres de sopa de amido de milho

2 xícaras de chá de leite integral

2 colheres de sopa de manteiga

1 maço de brócolis picado

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o milho, a água e o amido. Coloque o líquido em uma panela, junto com o leite e a manteiga. Após ferver, acrescente os pedaços de brócolis, cozinhando até que fiquem macios. Acerte o sal, a pimenta e finalize com o cheiro-verde, e sirva em seguida.

 

Farofa de pinhão

1 e ½ xícara de chá de pinhões cozidos, descascados e picados

1 xícara de chá de farinha de mandioca

1 xícara de chá de cenoura ralada

1 colher de sopa de manteiga

1 cebola picadinha

Sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente os demais ingredientes e mexa bem. Por último coloque o cheiro-verde.

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTI:

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas.

Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

 

Caldo de milho verde com brócolis Divulgação
Farofa de pinhão Divulgação
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo