04 a 07 de agosto

Festival de Nova Veneza começa no próximo dia 04, com programação especial

Ao sabor do Quinta do Morgado vinhos e sucos, Cordelier vinhos e espumantes

Conheça 4 excelentes vantagens de consumir sopas e caldos
27 de junho de 2022

Grupo Tenores do Brasil – crédito: divulgação Tenores do Brasil

Com o tema “Uma boa massa , um bom vinho e uma boa companhia”,

 

Atrações culturais,

shows, festival de massas e passeio ciclístico vão compor o 16ª Festival Italiano de Nova Veneza, que será realizado entre os dias 04 a 07 de agosto, com entrada gratuita

Com o tema

“Uma boa massa , um bom vinho e uma boa companhia”, o Festival Italiano de Nova Veneza está repleto de novidades em sua 16ª edição. O evento que ficou parado dois anos em decorrência da pandemia, contará com aproximadamente 600 pessoas envolvidas na organização para receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

A festa,

que reforça a importância da cultura italiana, vai acontecer entre os dias 04 a 07 de agosto, em Nova Veneza, Goiás. A realização é da Prefeitura de Nova Veneza, com patrocínio da Enel Distribuição Goiás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, Governo de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura, tendo como correalizador o Sesc-GO.

 

O evento contará

com o tradicional festival de massas. Por isso, toda a estrutura da cozinha da Nonna foi reformulada. Durante o Festival, 45 cozinheiras estarão conduzindo mais de 60 panelas de 20L para preparar as delícias italianas, como pasta de macarrão, carbonara, polpette, rotolo di pollo con salsa bianca, lasanha, nhoque, além das famosas polentas fritas com opções de molhos para todos os gostos.

 

Serão oferecidas

mais de 20 opções de pratos que custarão de R$20,00 a R$40,00. Para Vânia Alves, coordenadora da cozinha da Nonna, estar de volta ao festival é motivo de alegria. Emocionada, a chefe de cozinha relembra os momentos difíceis que passou durante os dois anos que esteve longe da festa, mas destaca a alegria de realizá-lo novamente. “Eu cheguei a achar que nunca mais estaria aqui de novo por causa dessa pandemia, que nos trouxe muito sofrimento. Mas, depois de uma época triste, teremos um momento de reencontros e celebração à vida”, conta.

 

Além da culinária

que é um dos carros-chefes da festa, o Festival Italiano de Nova Veneza também contará com uma vasta programação cultural gratuita, que visa fortalecer a cultura italiana. Shows como o do sertanejo Sérgio Reis, que é descendente de italiano e os Tenores do Brasil, são algumas opções. Confira a programação completa:

Sérgio Reis
O sertanejo Sérgio Reis que assim como muitos venezianos, também é neto de imigrantes italianos, vai abrir as festividades no dia 4, às 22h. Fazendo uma mistura da cultura italiana e goiana, ele vai apresentar ao público as principais canções que emplacaram seus 64 anos de carreira, como: O Menino da Porteira, Panela Velha, Coração de Papel, Pinga Ni Mim e o clássico O mineiro e o Italiano. Alguns sucessos serão interpretados na língua italiana.

Ricardo Tucci
O músico acordeonista Ricardo Tucci vai se apresentar no sábado, dia 06, às 12h. O instrumentista teve os primeiros contatos com a música aos 7 anos de idade, com o incentivo do seu tio. Natural de Goiânia, mas com descendência Italiana, ele costuma tocar em restaurantes voltados à culinária da Itália. Clássicos como Con te partiro, Al di lá, Santa Lúcia, Tornasuriento e Tarantellas serão algumas canções que vão compor sua apresentação em Nova Veneza.

Os Tenores do Brasil
O grupo formado pelos tenores Ricardo Régis e Marcelo Zanlucci é uma das atrações confirmadas para o dia 05 de agosto, às 22 horas. Os Tenores do Brasil se conheceram em 1996, em um coral municipal da cidade de Amaré, São Paulo.

Após o encerramento do coral, em 1998, eles montaram uma dupla e em uma ocasião especial, tocaram uma música do tenor Andrea Bocelli. A partir de então, se apaixonaram pela música e cultura da Itália, e resolveram se dedicar às canções italianas.

A paixão foi tão forte que participaram em 2022, durante 42 semanas do quadro “Quem sabe canta” do apresentador Raul Gil, defendendo a cultura Italiana, além disso, tiveram a honra de cantar para o Papa João Paulo II em Roma, em 2004. Para o Festival Italiano de Nova Veneza, os tenores preparam um repertório repleto de novidades para encantar os participantes da festa.

Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza
O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, Santa Catarina, também marcará presença nos dias 05, 06 e 07 de agosto. Atualmente formado por 36 pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças, o grupo fundado em 1991 preserva as raízes da cultura italiana através da dança e já recebeu premiações por sua performance.

Para o Festival Italiano de Nova Veneza deste ano, eles trarão 12 coreografias, incluindo algumas reformuladas e outras inéditas. Temas como Festa del Vino e Un vero amore in guerra que retratam a produção vinícola e a guerra cívil serão apresentados através da dança.

 

Baile de máscaras
Tradicionalmente realizado aos sábados, o baile de máscaras é mais uma atração confirmada no 16ª Festival Italiano de Nova Veneza. Resgatando o histórico do carnaval de Veneza, festa que marcava o início quaresma e foi instituída no calendário Veneziano em 1904 pelo doge Vitale Falier. O baile em Goiás, segue a mesma tradição milenar do anonimato através das máscaras e traz diversão e brincadeiras para os foliões.

De forma gratuita, os participantes poderão aproveitar a festa, ao som da cantora goiana, Anna Paula Drigo. Com quase 20 anos de carreira, ela possui descendência italiana na família e promete agitar a noite de Nova Veneza, com um repertório animado, resgatando as marchinhas italianas. As festividades acontecerão no dia 06, a partir das 21 horas.

 

Jovens talentos
E a programação não para por aqui. Dois grupos de alunos do 1ª ao 5ª ano da escola municipal de Nova Veneza vão apresentar concertos em Italiano. Além deles, aproximadamente quinze casais vão retratar temas importantes da história da Itália, através da dança. Para a secretária de educação de Nova Veneza, Helayne Fonseca Martins, retomar esse evento é motivo de alegria. “Estamos todos ansiosos por esta belíssima festa que, além da economia, também, movimenta a cultura e o lazer da cidade”, conta.

Música com Waldir Amaral
Fechando a 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza com chave de ouro, o cantor nova venezense, Waldir Amaral, apresentará os sucessos que embalaram a Itália durante os anos de 1960, 1970 e 1980 . O artista está há 12 anos participando dos festejos de Nova Veneza, em Goiás. Sua apresentação será no domingo, 7 de agosto, às 14 horas.

 

Esportes
Além das atrações musicais, o evento aposta em esportes como bocha e cipó. A Bocha é um esporte de tradição italiana jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe e consiste em lançar as bochas e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado.

Neste ano, o Festival contará também com um passeio ciclístico no sábado, dia 06 de agosto, a partir das 06 da manhã. No local de concentração, os participantes poderão degustar de café da manhã e o passeio faz um circuito pelas fazendas da região, com 33 quilômetros de distância em estrada de chão. No final do trajeto, haverá sorteio de brindes para os ciclistas.

 

Panelaço
E para encerrar com chave de ouro, o 16ª Festival de Nova Veneza encerra suas atividades com o tradicional panelaço.

Apesar do nome, não é manifestação política,

trata-se de um desfile, realizado por todos os cozinheiros do festival, batendo suas panelas e fazendo uma divertida e animada sincronia.

O ato sintetiza o sucesso realizado durante os 4 dias de festa e será realizado no dia 07 de agosto, às 18h.

 

Parceiros
A 16ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza conta também com o apoio das empresas parceiras: Constru+ Incorporadora, São Salvador Alimentos, Super Frango, Boua, Bonare, Galo, Renata, Di-Cheff, Fecomércio-GO, Lucas Gás, Interseg Turbo, Quinta do Morgado vinhos e sucos, Cordelier vinhos e espumantes, Ríboli Representações e Sicoob Credicapa.

Para mais informações sobre os respectivos os horários e apresentações de cada dia, acesse: www.festivalitalianonovavenezago.com 

Sérgio Reis – Agência Produtora Marketing

Grupo Ítalo-Folclórico Brasileiro de Nova Veneza – Santa Catarina – crédito : arquivo pessoal

E para encerrar com chave de ouro, o 16ª Festival de Nova Veneza encerra suas atividades com o tradicional panelaço.

O evento contará com o tradicional festival de massas. Por isso, toda a estrutura da cozinha da Nonna foi reformulada.

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.