Vai beber no fim de semana?

Saiba como o corpo reage a isso

Independente da bebida alcoólica da sua preferência, todas elas reduzem o metabolismo e têm calorias. Vinho é a melhor escolha

Se for beber, coma antes para não correr o risco de ficar com a glicose muito baixa e se alimente novamente durante o evento. “Pratos ricos
em proteína como espetinhos ajudam a fornecer mais energia para o corpo”, ensina o especialista. E não esqueça de se hidratar bastante.
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Saiba como o corpo reage a isso

Há quem acredite que tomar algumas latinhas de cerveja no churrasco de final de semana não faz mal.

Mas o consumo de qualquer bebida alcoólica tem influência direta no organismo. Após a ingestão de drinques, o corpo demora mais para metabolizar proteína, carboidrato e
gordura. Consequentemente, aumentando as chances de engordar. “Eliminamos primeiramente o álcool porque ele é tóxico”, explica o
nutricionista Renato França.

Segundo o especialista, uma grama de carboidrato ou de proteína tem quatro calorias e o álcool, sete. Mas a energia da bebida alcoólica é
vazia, porque o nosso corpo não armazena nenhum componente dela.

Quem quer emagrecer deve ficar atento às bebidas com muito carboidrato, como cerveja feita em parte de cevada. Além disso, drinques com
combinações de refrigerantes, xaropes ou açúcar aumentam o valor calórico da dose. Isso não quer dizer, entretanto, que todas os produtos
alcoólicos engordem muito.

“Se quiser pegar mais leve opte pelos destilados ou por um taça de vinho seco, que tem 3g de carboidrato”,
indica o nutricionista.

A ingestão de álcool funciona como um efeito dominó. Além de atrapalhar no processo de metabolização do corpo, ainda afeta o sistema
nervoso. Esses produtos reduzem a ação da leptina, um hormônio que age na sensação de saciedade. Além disso, potencializa a produção do
neurotransmissor relacionado ao aumento da fome.

Por isso, é natural ter mais vontade de comer depois de beber, especialmente alimentos calóricos. “O álcool gera uma desidratação intensa e
com isso temos uma perda excessiva de líquidos, diminuindo nossos níveis de vitamina B e zinco. O corpo tende a querer reverter essas
deficiências”, comenta o nutricionista Renato França.

Se for beber, coma antes para não correr o risco de ficar com a glicose muito baixa e se alimente novamente durante o evento. “Pratos ricos
em proteína como espetinhos ajudam a fornecer mais energia para o corpo”, ensina o especialista. E não esqueça de se hidratar bastante.

By
PAULA FILIZOLA

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