Pernil suíno:

Uma opção leve e cheia de benefícios para o seu churrasco

Em comemoração ao Dia do Churrasco, Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz os benefícios da proteína e dá dicas de deliciosas receitas para celebrar o dia.

Do prato principal à sobremesa: confira opções para deixar seu almoço de Páscoa
15 de abril de 2022
Dia Nacional do Café: 4 excelentes motivos para você incluir a bebida na rotina
16 de maio de 2022

Pernil assado na churrasqueira a bafo

Uma das refeições mais antigas do mundo, o churrasco está presente em reuniões familiares e comemorações entre amigos. E para comemorar essa tradição, em 24 de abril celebramos o Dia do Churrasco – uma ótima oportunidade para aprimorar e testar novas receitas.

Por isso, por que não trocar a carne bovina pela suína? No último ano, segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o consumo de carne suína por pessoa, no Brasil, chegou a 17,8 kg, mostrando que a proteína se torna cada vez mais popular entre os consumidores.

Rica em nutrientes,

vitaminas e minerais, a carne de porco apresenta diversos benefícios. Possui potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo; é fonte de vitaminas do complexo B, importante para o nosso sistema nervoso central e para o metabolismo energético, e contém uma boa quantidade de ferro, selênio e zinco, antioxidantes ligados a imunidade.

Segundo Renata Guirau,

nutricionista do Oba Hortifruti, “a carne suína também é uma ótima fonte proteica para o nosso organismo, pois fornece nutrientes de forma muito parecida com a média dos cortes bovinos.”

Além dos benefícios nutricionais,

a proteína suína também possui uma baixa quantidade de gordura. O pernil é um dos cortes com o menor percentual, sendo 13g de gordura em 100g de carne. Entretanto, Renata destaca que, mesmo sendo pouco gordurosa, é necessário verificar a quantidade ideal para o consumo – que varia de acordo com o peso de cada pessoa e também com as demais fontes de proteína na alimentação. “Para um adulto, recomenda-se o consumo médio de 80g de algum tipo de carne, tanto no almoço, como no jantar.”, ressalta.

O pernil suíno,

por exemplo, pode ser preparado de diversas formas: grelhado, na brasa, assado, marinado, entre outras opções. O necessário é sempre verificar o ponto da carne na hora do preparo. A nutricionista conta que “a carne bem passada oferece mais segurança ao consumidor, já que o calor destrói diversos microrganismos que podem estar presentes.”

Confira opções de receitas saborosas para acrescentar o corte no cardápio do seu churrasco!

Pernil de porco na grelha

Ingredientes:
2 fatias de pernil de porco com osso, pele e gordura (cada fatia deve ter, aproximadamente, 5cm de espessura)
4 dentes de alho
5 folhas de louro
4 colheres de sopa de alecrim fresco
1 maço de cheiro-verde
6 limões
1 colher de café de pimenta-do-reino preta em grãos
1 colher de café de pimenta vermelha em grãos
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
800 ml de água
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:
Em uma bacia com aproximadamente 800ml de água, esprema os limões, adicione o sal e o açúcar e mexa bem para preparar a salmoura. Coloque o pernil na bacia, até que fique totalmente coberto.
Corte os 4 dentes de alho em fatias finas e adicione à salmoura junto com o cheiro-verde (picado grosseiramente), o alecrim, as folhas de louro e com as pimentas (previamente amassadas em um pilão).
Deixe descansar por 12 horas.
Após o período, leve o corte à grelha pré-aquecida. De vez em quando, pincele o líquido da salmoura no pernil e deixe até que os dois lados estejam dourados.
Ao retirar da grelha, antes de servir, passe um pouco de manteiga a gosto no pernil.

Pernil assado na churrasqueira a bafo
Ingredientes:
4 kg de pernil (desossado)
3 tomates
½ xícara (de chá) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (de sopa) de colorau
1 colher (de sopa) de louro triturado
3 limões espremidos
Alecrim a gosto
2 colheres (de sopa) de sal
1 colher (de café) de pimenta do reino
Cheiro verde a gosto
100 ml de água (se necessário)

Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador todos os ingredientes, exceto o pernil. Quando terminar de bater, verifique a consistência do tempero e, se necessário, acrescente a água e bata novamente. Reserve.
Com uma faca, fure todo o pernil (para que ele absorva melhor o tempero) e acrescente o tempero. Enrole o pernil com papel alumínio e leve à churrasqueira a bafo por aproximadamente 4 horas.

Sobre o Oba Hortifruti –

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Fotos: Divulgação

Pernil de porco na grelha

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.