Cultura Pop
Quadrinho afrofuturista Akin estreia em pré-venda no Catarse
Com enredo que reflete tensões raciais e sociais em um Brasil distópico, a HQ Akin chega ao público em seu primeiro volume
O projeto, idealizado pelo roteirista Hector Sousa, está em pré-venda até 14 de outubro com preço promocional e recompensas exclusivas.
O quadrinho afrofuturista Akin acaba de entrar em pré-venda pelo Catarse e promete conquistar leitores com uma narrativa brasileira que mistura distopia, crítica social e ficção especulativa.
A obra acompanha a trajetória de Matheus, um homem comum que tenta sobreviver na Zona D, enquanto enfrenta as dificuldades de encontrar emprego.
Quando surge uma oportunidade, ele acredita que será sua chance de mudar de vida, mas descobre que o caminho à sua frente reserva transformações inesperadas.
O projeto foi idealizado pelo roteirista Hector Sousa, também autor de Classificados.
Desde 2019, a história passou por várias mudanças, refletindo o cenário político e social do Brasil e o amadurecimento do próprio autor como escritor.
Com o tempo, a história foi passando por transformações e adaptações, até pelas mudanças de
contexto sócio-político em que passamos, além também de meu amadurecimento enquanto roteirista,
destaca Hector.
Em 2021, ele iniciou sua trajetória nos roteiros de HQs e decidiu adaptar Akin para o formato dos quadrinhos.
O primeiro volume, que chega em 2025 com apoio da Lei Paulo Gustavo através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), reúne também o talento de dois artistas com experiência nacional e internacional.
Gil Gomes assina os desenhos e Brie Souza é a responsável pelas cores, trazendo identidade visual marcante para o universo da obra.
A pré-venda oferece o quadrinho por um preço promocional de R$ 25, abaixo do valor de capa, além de recompensas especiais que incluem adesivos e um print exclusivo em formato A5.
Há ainda opções de apoio a partir de R$ 15.
O prazo para participar da campanha vai até 14 de outubro.
Akin volume 1 conta com 36 páginas coloridas, impressas em papel offset 90g, no formato brasileiro (16x23cm).
O lançamento nacional já tem data marcada: acontecerá durante a CCXP 2025, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Por Luiz Claudio Cavalcante
Jornalista
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social













