Estilo : Saúde» Estilo

Porfiria Aguda Intermitente PAI

Jovem de Anápolis com doença rara luta pela vida e precisa de ajuda urgente para conseguir remédio de alto custo

A família, sem condições financeiras, lançou uma campanha para arrecadar fundos e garantir a única chance de sobrevida da filha.

Internada há mais de 30 dias no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), a jovem Ana Júlia Potenciano, de apenas 17 anos, vive uma batalha contra o tempo.

Natural de Anápolis (GO), ela foi diagnosticada com uma doença genética rara e grave, chamada Porfiria Aguda Intermitente (PAI) — condição que, sem o tratamento adequado, pode levar à morte.

O único medicamento capaz de salvar a vida da adolescente é a Hemina, tratamento indispensável, mas inacessível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de custo altíssimo.

A família, sem condições financeiras, lançou uma campanha para arrecadar fundos e garantir a única chance de sobrevida da filha.

Uma luta pela vida

Desde 2022, Ana Júlia enfrenta sintomas devastadores: dores abdominais intensas, vômitos frequentes, fraqueza muscular, desmaios sucessivos, alterações neurológicas e até alucinações.

Um dos sinais mais marcantes da doença é a urina escura, semelhante à cor de vinho do Porto.

A trajetória até o diagnóstico foi dolorosa.
A jovem peregrinou por hospitais em Goiás e São Paulo, até finalmente encontrar o especialista Dr. Eduardo Crozara, em Uberlândia, que identificou a PAI.

Agora, a urgência não é mais descobrir a doença, mas conseguir o único remédio capaz de impedir que a vida de Ana Júlia seja interrompida precocemente.

O pai, Luiz Mauro Potenciano, desabafa:

Buscamos ajuda em Anápolis e em outros estados por mais de dois anos.
Agora que conseguimos o diagnóstico certo, corremos o risco de perder nossa filha simplesmente por não termos condições de comprar o remédio.

Enquanto Luiz Mauro segue trabalhando como gerente do Hotel Denali, em Anápolis, a mãe permanece em Uberlândia ao lado da filha, que não consegue mais frequentar a escola devido ao agravamento do quadro clínico.

Em um depoimento emocionante gravado no hospital, Ana Júlia revela:

Ontem à noite eu desmaiei mais de 20 vezes, precisei de morfina por causa da dor.
Estou piorando e preciso muito desse remédio. Quem puder doar ou compartilhar já estará me ajudando.

Entenda a doença

A Porfiria Aguda Intermitente é uma das formas mais graves das porfirias, doenças metabólicas hereditárias que afetam o sistema nervoso e órgãos vitais.

Os sintomas muitas vezes confundem médicos, sendo diagnosticados erroneamente como apendicite, distúrbios psiquiátricos ou neurológicos.

O tratamento com Hemina, produzido fora do Brasil, pode chegar a R$ 250 mil.

Um valor impossível de ser custeado pela maioria das famílias brasileiras.

A burocracia do sistema de saúde dificulta ainda mais o acesso, deixando pacientes em situações de risco iminente.

Como ajudar

A família de Ana Júlia lançou uma vaquinha virtual para arrecadar os recursos necessários.
As doações podem ser feitas de duas formas:

📌 Via Pix: 5513315@vakinha.com.br

📌 Link da campanha: http://vaka.me/5513315

 

Um apelo à solidariedade

A luta de Ana Júlia é, acima de tudo, uma luta por vida, dignidade e esperança.

É também um reflexo da dura realidade enfrentada por tantas famílias brasileiras que dependem da solidariedade coletiva para ter acesso a tratamentos que deveriam ser garantidos pelo direito à saúde.

Estamos com medo, mas temos fé.

Sabemos que não estamos sozinhos e contamos com a solidariedade das pessoas para dar à Ana Júlia a chance de viver

, diz o pai.

A vida de uma jovem de 17 anos está em jogo.

Cada compartilhamento, cada contribuição e cada gesto de empatia pode ser a diferença entre perder e salvar Ana Júlia.

Por Gildo Ribeiro

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo