Meio Ambiente por Odilon Alves
1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece hoje.
Participantes debatem e deliberam sobre propostas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
A cidade de Anápolis realiza hoje evento voltado para o futuro sustentável: a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), das 08h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, reunindo participantes de diferentes segmentos da sociedade com um objetivo comum: debater a Emergência Climática e propor ações para o desenvolvimento sustentável do município.
Clima
Com o tema “Emergência Climática em seus cinco eixos temáticos”, a Conferência se apresenta como uma oportunidade para a população contribuir diretamente para a definição de políticas públicas sobre mudança climática. Os cinco eixos abordados são Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.
Esses temas estão alinhados com a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que busca promover o engajamento local e incentivar ações práticas.
A conferência é um marco para Anápolis, pois promove a participação cidadã na construção de propostas que vão impactar diretamente o nosso futuro.
É muito bom que todos estejam envolvidos nesse processo, garantindo que a cidade continue avançando em sustentabilidade e proteção ambiental, destacou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro na abertura do evento.
A 1ª CMMA tem como principal objetivo debater e deliberar propostas com base na realidade local e eleger delegados para representar Anápolis na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.
A Conferência foi convocada conforme a Portaria nº 1.079, de 10 de junho de 2024, que regulamenta a realização de encontros em nível municipal, estadual e nacional, visando a formulação de propostas que subsidiem a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Anápolis fez a abertura da Conferência.
Novaes: ações locais são fundamentais
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Anápolis representa um marco na construção de políticas ambientais, promovendo a participação social e a integração entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado.
A iniciativa reforça o compromisso do município em contribuir para a preservação ambiental e o combate aos efeitos das mudanças climáticas, alinhando-se às diretrizes nacionais e fomentando o diálogo sobre temas de extrema importância para o futuro de todos.
Na palestra desta manhã, o cineasta e ambientalista Pedro Novaes discorreu com propriedade sobre os cinco temas da Conferência e destacou a importância das ações locais na mitigação dos problemas climáticos mundiais.
Por Odilon Alves
Link original da matéria: