Odilon Rosa» Blogs e Colunas

Meio Ambiente por Odilon Alves

1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente acontece hoje.

Participantes debatem e deliberam sobre propostas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

A cidade de Anápolis realiza hoje evento voltado para o futuro sustentável: a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA), das 08h às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, reunindo participantes de diferentes segmentos da sociedade com um objetivo comum: debater a Emergência Climática e propor ações para o desenvolvimento sustentável do município.

Clima

Com o tema “Emergência Climática em seus cinco eixos temáticos”, a Conferência se apresenta como uma oportunidade para a população contribuir diretamente para a definição de políticas públicas sobre mudança climática. Os cinco eixos abordados são Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática, e Governança e Educação Ambiental.

Esses temas estão alinhados com a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, a ser realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que busca promover o engajamento local e incentivar ações práticas.

A conferência é um marco para Anápolis, pois promove a participação cidadã na construção de propostas que vão impactar diretamente o nosso futuro.

É muito bom que todos estejam envolvidos nesse processo, garantindo que a cidade continue avançando em sustentabilidade e proteção ambiental, destacou a secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro na abertura do evento.

A 1ª CMMA tem como principal objetivo debater e deliberar propostas com base na realidade local e eleger delegados para representar Anápolis na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.

A Conferência foi convocada conforme a Portaria nº 1.079, de 10 de junho de 2024, que regulamenta a realização de encontros em nível municipal, estadual e nacional, visando a formulação de propostas que subsidiem a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Flávia Ribeiro, secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Anápolis fez a abertura da Conferência.

Novaes: ações locais são fundamentais

A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Anápolis representa um marco na construção de políticas ambientais, promovendo a participação social e a integração entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado.

A iniciativa reforça o compromisso do município em contribuir para a preservação ambiental e o combate aos efeitos das mudanças climáticas, alinhando-se às diretrizes nacionais e fomentando o diálogo sobre temas de extrema importância para o futuro de todos.

Na palestra desta manhã, o cineasta e ambientalista Pedro Novaes discorreu com propriedade sobre os cinco temas da Conferência e destacou a importância das ações locais na mitigação dos problemas climáticos mundiais.

Por Odilon Alves

Link original da matéria:

REVISTA PLANETA ÁGUA

Secretários, vereadores, advogados, ambientalistas, estudantes e a novíssima geração participam da Conferência Municipal de Meio Ambiente.
Odilon Alves, Secretários, vereadores, advogados, ambientalistas, participam da Conferência Municipal de Meio Ambiente.

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Odilon Alves

    Odilon Alves Rosa, jornalista, advogado, radialista e economista começou a atuar na área de comunicação nas rádios Cultura e Santana de Anápolis, como redator, na década de 1970. Depois foi locutor na Rádio Carajá, período em que foi também repórter e redator do jornal Folha de Goyaz. Em 1979, assumiu a redação da Rádio Imprensa de Anápolis. Lá, como produtor, repórter, redator e apresentador, foi destaque nos programas Fatonotícia, Sua Opinião é um Sucesso e Circuito Fechado. Na Rádio São Francisco, outra emissora da cidade, atuou como repórter e apresentador do programa Som Contemporâneo e, na Rádio Manchester, criou e apresentou o programa O que faz o Vereador. Foi assessor de imprensa na Câmara Municipal de Anápolis e na LBA - Legião Brasileira de Assistência, em Goiânia, locutor na Rádio Interativa e editor da Revista Impacto, em Cuiabá (MT) de onde retornou em meados da década de 80, para assumir a direção da sucursal do Diário da Manhã em Anápolis (GO) e novamente a assessoria de imprensa da Câmara Municipal. Dirigiu a sucursal anapolina do jornal Top News por dois anos. É diretor-geral da Revista Planeta Água (site e revista digital), diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Anápolis e membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo