VANDER LÚCIO COMENTA NO 7MINUTOS
Referências positivas para Anápolis
Anápolis construiu ao longo de mais de 150 anos referências em educação, saúde, indústria e cultura, formando sua identidade regional
Esta semana, em visita à Câmara Municipal, o deputado federal Rubens Otoni anunciou oficialmente que a Universidade Federal de Goiás (UFG) implantará um câmpus em Anápolis.
Uma excelente notícia para uma cidade que construiu referências positivas ao longo de mais de um século e meio de existência, desde que o povoado começou a ser formado pelo pioneirismo de Gomes de Souza Ramos.
Anápolis tornou-se referência em religiosidade desde os seus primórdios.
Foi, também, reconhecidamente, um dos locais escolhidos por colônias de imigrantes de diversos países, como a sírio-libanesa, japonesa, italiana, alemã, entre outras.
A partir de meados da década de 1930, com a chegada da estrada de ferro, sua economia tornou-se mais vibrante no comércio varejista e atacadista.
Pouco depois, destacou-se também no segmento de beneficiamento de arroz.
O progresso deu outro passo com a industrialização, inicialmente com indústrias cerâmicas e de alimentos na região da Vila Fabril.
Após 1976, diversos outros segmentos se instalaram no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
Não menos importante, outro marco começou a ser construído no início da década de 1970, com a implantação da Base Aérea de Anápolis, hoje consolidada como uma das principais unidades operacionais da Força Aérea Brasileira.
Ao longo das décadas, Anápolis transformou-se em referência na área educacional, com tradicionais colégios como Couto Magalhães, Auxilium, São Francisco, Normal Professor Faustino, José Ludovico de Almeida, entre outros.
Na saúde, o Hospital Evangélico Goiano foi — e continua sendo — uma referência, num capítulo iniciado em 1927 com o casal de missionários James e Daisy Fanstone.
Hoje, Anápolis é um forte polo regional de ensino superior, com duas universidades (UEG e UniEVANGÉLICA) e, agora, com o projeto de implantação de um câmpus da UFG.
São conquistas que o município, por meio de seu povo, lutou para consolidar — e que merecem atenção especial e cuidado com sua história.
São elas que fazem Anápolis ser o que é hoje.
Por Vander Lúcio Barbosa
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social
#HistóriaDeAnápolis #CulturaeTradição #DesenvolvimentoRegional #EducaçãoeSaúde #PoloEconômico




