Economia : Últimas notícias» Economia

Com mais de 125 mil visitantes

Com alta de 60%, Bahia é principal destino de turismo internacional no Nordeste

A Bahia é um dos estados brasileiros que mais se destacam no segmento do turismo.

Mais de 125 mil visitantes estrangeiros escolheram o estado como destino, fazendo com que a taxa de crescimento baiana atingisse níveis superiores à média nacional e nordestina

A Bahia é um dos estados brasileiros que mais se destacam no segmento do turismo.

Dentro desse setor, a participação dos visitantes internacionais registrou um aumento acima da média brasileira e nordestina no ano passado.

Para o Secretário de Turismo do estado, Maurício Bacelar, o avanço dos números é resultado da estratégia do governo estadual em atrair o interesse desse público.

No ano de 2024, a Bahia expandiu seu número de visitantes internacionais.

Durante o período analisado, de janeiro a novembro do ano passado, os aeroportos baianos registraram o desembarque de cerca de 125.199 passageiros estrangeiros, de acordo com dados levantados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo.

Os números indicam que a taxa de crescimento registrada pela Bahia foi de 60% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em 2023, o número de passageiros que vieram de fora do Brasil e que tinham como destino o estado nordestino foi de 78.318.

Analisando os dados referentes aos mesmos meses, o índice de crescimento do turismo baiano ficou acima da média do país e também da média nordestina.

Entre janeiro e novembro de 2024, o crescimento brasileiro foi de 12,9%, enquanto a média de crescimento de toda a região nordeste apresentou uma taxa de 40%.

A Bahia foi o destino favorito dos viajantes internacionais no nordeste e hospedou a maior quantidade de pessoas desse grupo durante o período de 11 meses usado como referência.

Os mais de 125 mil turistas de outras nacionalidades que tinham a Bahia como destino representaram aproximadamente 41,3% de todo o volume de turistas do grupo que visitaram a região.

Os estrangeiros gostam de viajar e buscam por bons pacotes de viagens, movimentando o turismo no Brasil e no Nordeste.

Os outros estados da região que receberam a maior quantidade de turistas de fora do país, mas que ficaram atrás da Bahia, foram o Ceará e o Pernambuco.

Os cearenses chegaram a receber nos 11 meses analisados cerca de 85,7 mil hóspedes internacionais, enquanto os pernambucanos receberam aproximadamente 57,7 mil.

Para Maurício Bacelar, secretário de turismo da Bahia, esse grande volume de turistas de outras nacionalidades é resultado da estratégia empregada pelo Governo do Estado, que determinou como uma das prioridades da pasta despertar o interesse desse grupo.

O programa da Secretaria de Turismo é uma colaboração entre o Governo do Estado, a União, os municípios e demais agentes do turismo.

Bacelar declarou que o órgão trabalhou em diversas frentes para conquistar esse resultado, entre eles o investimento em infraestrutura, capacitação, qualificação, promoção e captação de voos.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal 7MINUTOS e fique por dentro das principais notícias de ANÁPOLIS, do BRASIL e do MUNDO siga aqui.

Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais

X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo