Assim nasce a real “definição”!
Censura, poder e controle – o último a sair apaga a luz.
O avanço da censura e do cerceamento da liberdade de expressão no Brasil e no mundo não são novidades, apesar de estarem na pauta diária de todos nós.
Desde as primeiras sociedades humanas criadas e estabelecidas, o poder instituído acha um meio de controlar a informação e as narrativas.
O controle principalmente da linguagem é fundamental para os governantes e os que estão no poder moldarem o pensamento das pessoas.
A linguagem é a arma mais poderosa que a humanidade criou, foi com o desenvolvimento dessa técnica de comunicação que chegamos até aqui, ela é primordial para a integridade do desenvolvimento emocional e cognitivo.
O ser humano é em essência uma espécie altamente social que se educa por meio da comunicação.
Somente a linguagem nos permite compreender e interpretar o mundo ao nosso redor, bem como nos expressar de maneira criativa e artística.
A fala e a língua também desempenham um papel vital na transmissão de cultura e tradição.
É por meio delas que as histórias, mitos e valores são passados de geração em geração.
E essa transmissão de conhecimentos só é possível se existir a liberdade de expressão!
*E aí é o ponto em que quero chegar. *
Podem palavras alterar o curso da História ou mudar as estruturas de poder vigentes na sociedade?
Tendemos a acreditar que sim – por isso mesmo escrevemos tanto sobre política.
E dada essa relevância, é natural que os grupos encrustados no poder queiram ter controle sobre o que se escreve e o que se lê no território que dominam.
Assim nasce a censura!
Principalmente com o advento dos meios de comunicação de massa (jornal, rádio, televisão e agora internet e redes sociais), no início até se tem uma certa dose de liberdade, no entanto, logo depois interesses políticos, econômicos e sociais acabam por controlar as informações. Outra forma, e essa mais “violenta”, é a censura, que significa a remoção da circulação pública de informações, visando à proteção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo.
Aqui justamente nessa “definição” quero encerrar o artigo fazendo uma alusão ao que está acontecendo no Brasil atual.
Censura aqui serve para proteger o foro de São Paulo, facções criminosas e grupos econômicos.
Censura aqui serve para perseguir, prender e destruir toda e qualquer pessoa que ousar desafiar o sistema!
No passado, o censor foi o poder executivo, no presente, é o poder judiciário, no futuro… só saberemos se sobrar alguém pra contar a história.
O último a sair, apaga a luz!
Por Rodrigo Schirmer
RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO
As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor. Cada jornalista é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O Editor se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele.