Construido na Polônia
Maior sino católico do mundo tem imagens que contam a história da Romaria do Divino Pai Eterno
Maior sino católico do mundo tem imagens que contam a história da Romaria do Divino Pai Eterno

Sino virá da Polônia para a Basília do Divino Pai Eterno, em Trindade.
O maior sino católico do mundo, nomeado de “Vox Patris”, carrega artes que contam a história da Romaria do Divino Pai Eterno.
A obra será instalada no Novo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia e foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais, de 52 anos.
A Romaria, que teve o início de sua história em 1840, reúne milhões de fiéis todos os anos.
Em entrevista ao g1, Silvio contou que foi convidado para trabalhar nas gravuras e ornamentos fundidos ao sino no início do projeto.
Após aceitar, ele recebeu as medidas do gigante de 4 metros e 55 toneladas com áreas demarcadas de onde os ornamentos deveriam ser colocados e das partes que deveriam ser lisas para não influenciarem no som emitido pelo instrumento.
Segundo ele, o trabalho é composto por quatro artes de cada lado do sino, em um total de oito obras que contam a história de devoção do Pai Eterno. As imagens ilustram desde o encontro do medalhão pelo casal retratado de forma simples com características de lavradores e moradores do sertão, até a construção da Basílica.
Eu criei algumas cenas que contavam esses detalhes: quando eles encontraram a medalha,
quando eles levaram ela para casa deles e fizeram um altarzinho e depois construíram a primeira capelinha,
depois a criação da primeira Basílica, a atual e a nova que está sendo construída, declarou.
Silvio contou que os eventos foram gravados com suas datas para registrar a história em ordem cronológica, com os cenários de cada obra incluindo animais e vegetações típicas do Cerrado.
Ornamentos da cultura goiana
Eu gostaria de trazer elementos da nossa região, para poder regionalizar mais o sino,
para que ele não fosse apenas uma obra de fundição europeia, mas que ele trouxesse
uma mensagem localizada, bem da nossa cultura, afirmou.
De acordo com o artista, as rasuras e quadros dos desenhos do projeto feitos por ele farão parte da exposição do Museu Vox Patris, que será aberto futuramente no local onde o sino será instalado.
Considerações do artista
Silvio afirmou ter ficado emocionado em fazer parte do projeto após mais de 30 anos como artista. Ele declarou que o trabalho o fez refletir sobre o início simples de sua carreira, até o convite para trabalhar no grandioso sino.
Segundo ele, trabalhar no projeto é a realização de um sonho e ele ainda não sabe como vai reagir ao ver a obra pessoalmente.
Assim como vai ecoar a voz do sino, o Vox Patris, a minha arte também ecoará junto a ele, finalizou.
Entrega do sino
A entrega do sino pela fabricante na Polônia começa no próximo domingo (23), com uma primeira missa sendo realizada ainda no país para marcar o começo da peregrinação do Vox Patris até o Brasil.
Ele será transportado para o Brasil de navio por mais de 10 mil quilômetros e fará paradas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal antes de chegar a Goiás.
Em cada parada, uma missa será celebrada, com a quarta e última marcando a chegada do sino no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, entre os dias 26 e 28 de maio.
Por Vinicius Moraes, g1 Goiás
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
Truth Social

