Notícias : Política» Notícias

REJEIÇÃO EM ANÁPOLIS

60,32% dos anapolinos não votariam de jeito nenhum em candidato apoiado por Lula

Segundo o levantamento, o governador Ronaldo Caiado (UB) é quem mais influencia no voto dos anapolinos: 51,53%

A pesquisa do Instituto Cerrado constatou que 60,32% dos eleitores entrevistados não votariam, de jeito nenhum, em candidato apoiado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento avaliou também a chamada ‘transferência de votos’ dos personagens políticos de relevância nacional e estadual, dentre eles, além de Lula, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em comparação com Caiado e Bolsonaro, Lula é quem teria o menor poder de transferência de votos: 18,80%.

O cenário atual, mostrado pela pesquisa, segue apontando a forte tendência conservadora de Anápolis, com rejeição aos políticos ligados ao espectro da esquerda.

Entre os três nomes inseridos neste cenário da pesquisa Cerrado, Ronaldo Caiado é quem teria a maior influência de apoio, ou seja, maior poder de transferência de votos: 51,53% dos entrevistados disseram que, ‘com certeza’, votariam em um candidato a prefeito apoiado pelo governador.

A menor rejeição, neste quesito, também é de Caiado: 19,78%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que nas eleições de 2022 obteve 70,59% dos votos no segundo turno em Anápolis, ocupa a segunda posição em influência no processo eleitoral na cidade.

Segundo a pesquisa 34,80% dos entrevistados admitiram votar em candidato a prefeito apoiado por Bolsonaro, enquanto 40,78% afirmaram que não votariam de jeito nenhum.

Neste contexto é possível avaliar que, unidos, candidatos e partidos de direita teriam amplo poder de fogo na disputa eleitoral de 2024 em Anápolis.

Somadas, a influência de Bolsonaro e Caiado chega a 86,33%, junto a pessoas que afirmaram na pesquisa que com certeza votariam em candidato apoiado por ambos.

Assim o desafio que enfrentam os partidos de esquerda, especialmente o PT, é buscar apoio de forças que estão além de seu campo natural de ação.

Somadas, a influência de Bolsonaro e Caiado chega a 86,33%, junto a pessoas que afirmaram na pesquisa que com certeza votariam em candidato apoiado por ambos. Foto: Arte/DM Anápolis
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo