Prefeitura Anápolis Trabalhando
Anápolis se destaca com vacinação acima da média nacional
Alguns chegam a dizer que as outras doenças deixaram de existir, e que agora tudo é COVID-19. No entanto, não é isso que acontece no sistema de saúde de Anápolis.

Para efeito de comparação, a cobertura total com as campanhas de vacinação em 2020 no Brasil foi de 66,33%, no estado de Goiás foi de 69,75% e no município de Anápolis foi de 73,16%
A pandemia por COVID-19 passa a sensação de que o mundo parou, que ninguém faz mais nada na saúde a não ser tratar dessa doença, com atendimento nas unidades de saúde e a luta pelo acesso às vacinas.
Alguns chegam a dizer que as outras doenças deixaram de existir, e que agora tudo é COVID-19.
No entanto, não é isso que acontece no sistema de saúde de Anápolis. Na verdade, todas as outras ações e serviços de saúde continuam acontecendo, pois há problemas que não podem ser adiados.
É o que acontece com a vacinação para doenças já conhecidas da população, com calendário vacinal estabelecido e colocado em prática há décadas.
Aliás, uma das referências de excelência no SUS é a vacinação em massa da população alvo para cada “imuno”, como são tecnicamente denominadas as vacinas.
As campanhas de vacinação seguem alguns passos, que envolvem divulgação, vacinação e registro dos dados para análise.
Depois de realizada a vacinação, demora algum tempo até que os dados sejam lançados nos sistemas e computados, por isso há pouca informação sobre as vacinas aplicadas em 2021.
Mas segue-se o gráfico com os principais imunos e o percentual de cobertura vacinal em Anápolis, no ano de 2020.
Para efeito de comparação, a cobertura total com as campanhas de vacinação em 2020 no Brasil foi de 66,33%, no estado de Goiás foi de 69,75% e no município de Anápolis foi de 73,16%.
“Portanto, a cobertura vacinal de Anápolis está consideravelmente acima da média estadual e nacional.”
