Esquadrão Zeus incorporou FAB 2858
Base Aérea de Anápolis recebe primeiro KC-390 com certificação operacional completa
Certificado de Capacidade Operacional Completa confirma que o KC-390 Millennium consegue realizar todas as missões para as quais foi projetado. Feito é considerado um marco importante para a FAB.

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – incorporou o FAB 2858 com a sua Capacidade Operacional Completa (do inglês Full Operational Capability – FOC).
O novo avião da frota foi entregue no dia 16 último, simbolizando um marco significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao receber o FAB 2858, o 1º GTT reforça seu papel fundamental na execução de missões estratégicas e operacionais.
O KC-390 com certificação FOC é resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento e de aprimoramento, iniciado em 2012 e encerrado agora em 2023.
O processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Versão mais avançada
A aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representa a versão mais avançada e completa do avião, incorporando uma série de recursos e funcionalidades que ampliam ainda mais suas capacidades operacionais.
Agora, com essa aeronave, será possível, por exemplo, realizar o Reabastecimento em Voo, no período noturno, e as missões de Combate a Incêndio em Voo.
Também será possível utilizar os sistemas de missão avançados, incluindo uma suíte de aviônicos modernos, sistemas de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa.
Esses recursos garantem que o avião KC-390 possa operar em ambientes hostis, garantindo a segurança da aeronave e de seus tripulantes durante essas missões operacionais específicas.
Capacidade estratégica
Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, com o recebimento do FAB 2858, a Força Aérea Brasileira fortalece sua capacidade estratégica e operacional, garantindo uma prontidão ainda maior para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
O trabalho agora será intensificado. É preciso estabelecer e aprimorar novas táticas, técnicas e procedimentos operacionais para as novas Ações de Força Aérea que serão incorporadas, continuando o processo de implantação operacional deste importante meio aeroespacial na FAB,
destacou o Oficial.
Palavra do comandante
O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, considera também de extrema importância a chegada dessa nova aeronave.
A certificação da configuração FOC pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial foi uma das etapas contratuais que compõem a aceitação contratual do produto pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).
O recebimento da primeira aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representará um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira, pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor,
finalizou o Comandante da BAAN.
Com informações da Agência FAB/Fotos: 1º GTT/BAAN E Sargento Müller Marin / CECOMSAER
Por: Claudius Brito
