investimento retenção dos talentos
Lançamento do Centro de Empreendorismo , Inovação e Tecnologia de Anápolis – CEITec
O Centro colocará a cidade de Anápolis numa posição de vanguarda quanto ao empreendedorismo e Desenvolvimento de Inovação e Tecnologia (DIT).

O presidente Álvaro Otávio Dantas Maia e diretoria receberam o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Anastacios Apostolos Dagios e equipe; o
empresário Valter Pieracciani, que foi responsável pelo projeto de implantação do ProVA – Laboratório Brasileiro de Inovação do Varejo em parceria com a ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; e o Coordenador Geral de Otimização e Controle de Processos da Sec. Empreendedorismo e Inovação – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, José Antônio Silvério; além de autoridades relacionadas à política de desenvolvimento de Parque Técnológicos do Brasil
Também estiveram presentes os responsáveis e representantes das principais instituições de ensino de Anápolis. O reitor do Centro Universitário Unievangélica e diretor da ACIA, Carlos Hassel; o diretor geral da Faculdade Católica de Anápolis, Pe. Fábio Aparecido Barbosa; a coordenadora da Faculdade Anhanguera, Lilian Carneiro Souza; o diretor do ITEGO, Everton Patrício Ferreira da Costa, representante da UEG e a diretora do SENAI Roberto Mange, Misclay Marjore Correia da Silva.
O Núcleo é resultado de parcerias entre empresas, universidades e atuação da Prefeitura de Anápolis e Governo Federal. O presidente Álvaro frisou que para a ACIA é um orgulho poder reunir na mesma mesa pessoas de vários segmentos da sociedade e responsáveis pelos rumos de Anápolis e fundamentais para se pensar a “Anápolis do futuro”. Afirmou ainda que o CEITec é a concretização de um projeto iniciado na Entidade há 04 anos, quando foi elaborado o “Projeto Anápolis Global” e articulado pelo Comdefesa-GO nos últimos 02 anos.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação Anastacios Apostolos Dagios, juntamente com o Diretor de Inovação e Tecnologia, Raulison Resende e o Assessor Especial da Prefeitura de Anápolis, Sostenes Arruda, fizeram a apresentação do Projeto.
Eles explicaram que a ideia é reunir em um só ambiente a Tríplice Hélice: universidade, empresas e governo a fim de fomentar “Startups” e promover empresas incubadas.
Para isso haverá no CEITEC espaços específicos para “Coworking”, entre eles ambiente para conversação em outros idiomas, laboratórios de informática e acesso à internet com ultra velocidade.
O local escolhido é o antigo Clube Ipiranga, que pertence à prefeitura e passará por reformas previstas para acontecer em no máximo seis meses.
Frisaram ainda que o Centro deve colocar Anápolis numa posição de vanguarda quanto ao empreendedorismo e Desenvolvimento de Inovação e Tecnologia (DIT). Entretanto, deixaram claro que há um longo caminho a percorrer pois trabalhar inovação exige “pensar fora da caixa”, a chamada Inovação Disruptiva.
Para isso a equipe buscou um modelo que é referência, o nome encontrado foi o empresário Valter Pieracciani, pioneiro no Brasil e reconhecido como um dos maiores especialistas nas áreas de inovação e desenvolvimento tecnológico.
Ele fez a apresentação de um case de sucesso desenvolvido junto à Agência Brasileira de Desenvolvimento IndustrialABDI, além de apresentar o Projeto de Estruturação do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis – CEITec.
Explicou que sua empresa “Pieracciani” atua no avanço da Gestão por meio de três áreas de atuação: Consultoria, Educação e Funding, e que desde 1992 já forma desenvolvidos mais de 700 projetos em mais de 350 empresas.
O case de sucesso escolhido para apresentação foi a estruturação e operação do Laboratório Brasileiro de Inovação do Varejo, uma iniciativa da ABDI. O Laboratório foi concebido para atender desafios e necessidades reais do setor, resultando em 102 atividades de inovação, 104 empresas atendidas, cerca de 5.000 pessoas alcançadas, 13 startups aceleradas e realização de 33 novos negócios.
Para o Plano de Trabalho do CEITEC de Anápolis, afirmou que integrará varejistas, startups, indústria, serviços, universidades, governo, especialistas, agronegócio, investidores e imprensa e que cada envolvido arcará com uma cota para manutenção do Centro.
Aprevisão de implantação é para até seis meses.
O Coordenador Geral de Otimização e Controle de Processos da Sec. Empreendedorismo e Inovação – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, José Antônio Silvério, parabenizou a iniciativa da cidade de Anápolis e defendeu a importância dos municípios para o desenvolvimento do país “precisamos crescer de baixo para cima”, enfatizou.
Com vasta experiência na área de desenvolvimento de Parques Tecnológicos aproveitou a oportunidade para mostrar o “caminho das pedras aos anapolinos”, esclareceu que um Centro de Inovação que se pretende fazer em Anápolis é possível realizar em pouco tempo, porém que para consolidação de um Parque Tecnológico, normalmente, se leva 10 anos.
O Coordenador Geral de Otimização e Controle de Processos da Sec. Empreendedorismo e Inovação – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, José Antônio Silvério, parabenizou a iniciativa da cidade de Anápolis e defendeu a importância dos municípios para o desenvolvimento do país “precisamos crescer de baixo para cima”, enfatizou.
Por isso, para se dar continuidade aos projetos alertou que o melhor caminho a trilhar é fazer com que a gerência caminhe o mais independente possível do poder público que muda seus governantes de tempos em tempos, “quanto maior a contribuição das empresas e universidades, melhor”.
Defendeu ainda que o mais importante nesse processo é o investimento na retenção dos talentos:
“tenham certeza que uma cidade que possui um Centro de Inovação vai reter os melhores talentos e seus filhos e netos não vão precisar ir
embora”, finalizou.
Créditos fotos: ACIA ANÀPOLIS
Link original da matéria:
http://www.aciaanapolis.com.br/site/wp-content/uploads/2020/03/acia-em-a%C3%A7%C3%A3o-440.pdf












