CONFIRMADO:
CAOA NEGOCIA COMPRA DA FÁBRICA DA FORD EM SBC
Grupo Caoa, que já é distribuidor da Ford desde a década de 1970, anunciou que conversa com a norte-americana sobre o negócio

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) pode ter um fim diferente do anunciado na última semana, quando a montadora comunicou que fechará por completo a unidade.
O grupo Caoa confirmou à Autoesporte nesta quarta-feira (27) que está negociando a compra da fábrica, embora não haja nada fechado.
“A Caoa confirma que há conversas com a Ford e com o governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo”, diz a breve nota oficial. A empresa ainda reforça a importância da Ford no mercado nacional e lembra que “há uma forte parceria entre as empresas há mais de quatro décadas”.
Contudo, embora confirme que as conversas estão de fato acontecendo, a Caoa reforça que,
“até o momento não há definição ou compromisso para a aquisição da planta”.
A história da Caoa está fortemente atrelada à Ford: o fundador, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, abriu a empresa na década de 1970, justamente revendendo carros da Ford. Até hoje, a Caoa é a maior revendedora Ford da América Latina.
Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não só a Caoa que está no páreo: Doria afirmou na terça-feira (26) que três grupos demonstraram interesse em assumir as operações da unidade.
“Posso antecipar a vocês que já recebemos três consultas de fabricantes de caminhões e automóveis, e oportunamente, após a evolução desses entendimentos, tornaremos públicas essas intenções”, disse o governador em entrevista coletiva.
Além da Ford, a Caoa é hoje representante da sul-coreana Hyundai, da japonesa Subaru e da chinesa Chery — da qual tornou-se dona da operação brasileira no fim de 2017.
Fechamento
A Ford anunciou o fechamento da unidade de São Bernardo do Campo no último dia 19, o que tirará do mercado brasileiro a linha de caminhões da marca e o hatch New Fiesta.
As atividades serão interrompidas no fim de 2019, e os veículos com produção encerrada ainda devem chegar às concessionárias ao longo dos próximos meses.
Desde que o fechamento da fábrica foi anunciado, o governo paulista e a prefeitura de São Bernardo do Campo tentam se mexer para impedir que a unidade seja fechada. Após uma reunião com representantes da Ford na semana passada, o governo afirmou que vai trabalhar para encontrar um comprador.
A unidade do ABC, que existe desde 1967, emprega atualmente 2.800 funcionários.
A Ford afirmou em reunião com o governo do estado que o centro administrativo continuará em São Bernardo do Campo.
Em nota comunicando o fechamento, a Ford disse que sua saída do mercado de caminhões é um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul.
E que a decisão é parte do plano de reestruturação global da marca, que acaba de estabelecer uma parceria com a Volkswagen para fabricação de picapes de médio porte e veículos comerciais.
Além de reduzir em mais de 20% seus custos com o quadro de funcionários e estrutura administrativa na região, a decisão se alia à reestruturação da Ford na América do Sul no sentido de focar seus esforços e investimentos na linha de SUVs e picapes.
A montadora já havia anunciado que modelos como Focus e Fusion não terão novas gerações.
Com o fim das operações no ABC paulista, a Ford continua tendo, no Brasil, fábricas em Camaçari (BA), Tatuí (SP) e Taubaté (SP).
Confira abaixo a íntegra da nota da Caoa enviada à imprensa:
A CAOA confirma que há conversas com a FORD e com o Governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo.
A FORD é uma marca que tem extrema importância no Brasil e no mundo – como se não bastasse, a CAOA tem uma forte parceria com a FORD há mais de 4 décadas, sendo até hoje a maior distribuidora da marca na América Latina.
Dessa forma, é natural que a CAOA e a FORD conversem sobre futuras negócios, assim como ocorre com outros empresas sempre que há uma boa oportunidade.
“Dito isso, até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta.”
Nas redes sociais em Goiás , a insatisfação da empresa com o novo governador Caiado , estimula a compra da fabrica da Ford com possibilidade de transferência da industria em Goias para SP
Link original da matéria:
https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2019/02/confirmado-caoa-negocia-compra-da-fabrica-da-ford-em-sbc.html

