Notícias : Brasil

transferência de 22 presos

Marcola e outros líderes do PCC serão transferidos para Brasília

A chegada do avião com os presos do PCC no DF deve ocorrer às 12h30 desta quarta-feira.

Líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) serão transferidos de São Paulo para a Penitenciária Federal de Brasília nesta quarta-feira (13/02).

Entre os presos que chegarão à capital federal estaria Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, o principal líder da organização criminosa.

Ao todo, 22 detentos serão transferidos para Brasília e outros estados. O transporte dos líderes do PCC atende a uma determinação da Justiça, a pedido do Ministério Público de São Paulo.

A operação do governo federal e do Governo do Estado de São Paulo mobiliza forças de segurança. A chegada do avião com os presos do PCC no DF deve ocorrer às 12h30 desta quarta-feira. A Força Aérea Brasileira, o Exército e a Polícia Rodoviária Federal participam do trabalho.

A operação é articulada desde o mês passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O isolamento de lideranças é uma das principais estratégias do governo para combater facções criminosas.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação é a primeira ação realizada com a participação da Secretaria de Operações Integradas, criada na nova estrutura da Esplanada dos Ministérios.

“Os presos, líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), custodiados em São Paulo, estão sendo transferidos com a escolta do Departamento Penitenciário Federal (Depen) e da Polícia Militar de São Paulo para as penitenciárias federais. O isolamento de lideranças é estratégia necessária para o enfrentamento e o desmantelamento de organizações criminosas”, afirma, em nota, o Ministério da Justiça. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também participa da operação.

O pedido para a transferência dos presos de Presidente Venceslau para uma penitenciária federal foi feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo, em 28 de novembro do ano passado. Em nota, o MPSP informou que, na semana passada, o Poder Judiciário acolheu o pedido dos promotores.

“Após a decisão judicial, a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Administração Penitenciária, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Ministério da Justiça tomaram as medidas cabíveis para a transferência de 22 presos, que está ocorrendo nesta quarta-feira (13/2)”, diz nota do MPSP.

By
Helena Mader
Renato Souza

Link original da materia:
http://blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/marcola-e-lideres-do-pcc-serao-transferidos-para-brasilia/

[caption id="attachment_65480" align="alignnone" width="1024"]
Marcola, líder do PCC (Sergio Lima/Folha Imagem/Folhapress)[/caption]
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Botão Voltar ao topo