Notícias : Ciência e Tecnologia

Ciência e Espaço

NASA chegou a testar traje espacial no estilo da roupa de Buzz Lightyear

Chamado Z-1, o traje branco afofado, listrado de verde limão, foi lançado em 2012 para avaliar como uma roupa espacial

Na semana passada, chegou aos cinemas “Lightyear”, uma aventura de ficção científica repleta de ação que apresenta a origem de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o astronauta de brinquedo da franquia Toy Story.

 

Você sabia que a NASA

testou um protótipo de uniforme muito semelhante ao traje usado pelo personagem?

Chamado Z-1, o traje branco afofado, listrado de verde limão, foi lançado em 2012 para avaliar como uma roupa espacial mais leve poderia beneficiar os astronautas durante as missões no espaço.

Embora o projeto não tenha sido aproveitado, os cientistas da agência têm acesso ao seu histórico de desenvolvimento para criar trajes espaciais para necessidades futuras, incluindo missões lunares.

 

O Z-1 foi projetado

para facilitar a mobilidade durante caminhadas espaciais de superfície, tornando processos como dobrar e torcer um pouco mais simples para os astronautas do que o que eles poderiam fazer ao usar trajes espaciais da era Apollo, nas décadas de 1960 e 1970.

“O aumento da mobilidade foi realizado através de inovações nas articulações de ombro e quadril, usando uma série de novos rolamentos para permitir que os usuários de trajes espaciais mergulhem, caminhem e se curvem com facilidade, tarefas importantes para um explorador planetário coletando amostras ou viajando por terrenos acidentados”,

dizia um comunicado da NASA na ocasião do lançamento do protótipo.

 

Embora nunca tenha

sido destinado ao espaço, o traje Z-1 foi testado em uma câmara de vácuo no Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. A equipe decidiu fazer algumas mudanças importantes, no entanto, depois de descobrir que o aumento da mobilidade força um pequeno tamanho de torso – diferente do enorme busto afofado que foi projetado.

Segundo a agência, a pressurização também foi um problema. “Os testes deram aos engenheiros uma experiência importante com a vestição de um traje que já está pressurizado, o que acabou sendo mais difícil do que o esperado, mas foi aprimorado pela adição de aparelhos”.

 

Segundo o site Space.com,

em 2014, a NASA tinha algumas mudanças importantes prontas em um novo protótipo, conhecido como Z-2. Ostentando cores diferentes, o Z-2 tinha um tronco superior composto rígido para aumentar a durabilidade, bem como melhores articulações do ombro, no quadril e nas botas.

“O protótipo Z-2 apresentou inúmeros upgrades do Z-1, incluindo melhor mobilidade superior e inferior para permitir que os astronautas caminhem sobre terrenos acidentados, ajoelhem e peguem objetos, e se levantem de uma posição supina, todas as atividades necessárias para futuras missões de exploração”,

dizia o comunicado de lançamento da NASA.

“O Z-2 também incluiu tecnologias de redução de peso e um torso superior composto”.

 

Assim como seu antecessor,

esse protótipo não foi utilizado pela agência em nenhuma missão. Aliás, depois que três projetos de trajes espaciais da agência foram interrompidos, contribuindo para um significativo atraso nas missões Artemis, a NASA finalmente recorreu ao setor privado para encomendar trajes espaciais lunares.

Equipes lideradas pelas empresas Axiom Space e Collins Aerospace, vencedoras do processo licitatório, receberam acesso a um contrato no valor de até US$3,5 bilhões para fornecer trajes espaciais para futuras missões da NASA até 2034.

Link original da matéria:
https://olhardigital.com.br/2022/06/20/ciencia-e-espaco/nasa-chegou-a-testar-traje-espacial-no-estilo-da-roupa-de-buzz-lightyear/?fbclid=IwAR1KWMXcRSPN41Z5aPEfB4YjbKq3qHtzAx21QazY9FzoDGW129uRVXnAn28

 

Protótipo de traje espacial criado pela NASA em 2012 se assemelha à roupa de Buzz Lightyear. Imagem: Pixar/Divulgação
Protótipo de traje espacial criado pela NASA em 2012 se assemelha à roupa de Buzz Lightyear. Imagem: Pixar/Divulgação
Na semana passada, chegou aos cinemas “Lightyear”, uma aventura de ficção científica repleta de ação que apresenta a origem de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o astronauta de brinquedo da franquia Toy Story
“O Z-2 também incluiu tecnologias de redução de peso e um torso superior composto”.
  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo