Notícias : Goiás

diz delegado

Risco de barragem em fazenda de Gusttavo Lima se romper é ‘zero’

Segundo Luziano de Carvalho, a Polícia Civil de Goiás não irá instaurar nenhum novo procedimento criminal. A assessoria do cantor informou que um novo barramento será feito na represa após estudos técnicos e ambientais.

A barragem da represa na fazenda do cantor Gusttavo Lima não oferece mais risco de rompimento, em Bela Vista de Goiás. A constatação foi feita na tarde desta quinta-feira (23) pelo delegado Luziano de Carvalho, titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), que esteve mais uma vez na propriedade para uma vistoria.

Segundo ele, o risco é zero, mas o pior foi evitado porque providências para o esvaziamento foram tomadas logo. A polícia tinha dado prazo até esta quinta para o rebaixamento da represa a um nível que não ameaçasse mais a GO 020 e seis casas próximas.

A assessoria do cantor Gusttavo Lima informou que um novo barramento será feito na represa.

“Não obstante o risco ter sido eliminado, ainda ocorrem trabalhos no local. Após a finalização de todos os trabalhos emergenciais, será procedido os estudos técnicos e ambientais para o novo barramento”, diz nota.

“A Polícia Civil de Goiás não irá instaurar nenhum novo procedimento criminal, haja vista não ter fatos novos. O risco de rompimento realmente era real, aquilo que parecia ser uma nascente era na verdade uma infiltração, questão de horas iria romper”, afirmou o delegado.

Ainda segundo ele, foi cumprido o prometido sobre as providências no local.

“Temos que ressaltar o profissionalismo do engenheiro e toda equipe que atua no local. Eles baixaram o nível ao ponto que preservasse a vida de peixes no local e colocaram redes. Em algumas partes, a represa está totalmente seca”, contou o delegado.

Luziano informou também que foi até propriedades abaixo da represa às margens do Córrego Olaria, para onde foi escoada a água da represa.

“O córrego não saiu fora da caixa, não teve nenhum impacto”, comentou.

Sobre as próximas providências no local, o delegado afirmou que uma nova estrutura terá que ser construída.

“Com a represa esvaziada, ficou evidenciado que ela foi construída sem nenhuma técnica. Tudo erguido de obra atém então deve ser inutilizado, ser limpo e providenciar uma nova construção. Todo serviço e licença vai ter que passar pela Secretaria de Meio Ambiente”, falou o delegado.


Represa está com vários totalmente secos, mas água foi mantida em alguns trechos, segundo delegado, para manter a vida de peixes — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Barragem na fazenda do cantor Gusttavo Lima, em Bela Vista de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

https://youtu.be/ersLOCKwouE

 

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Gildo Ribeiro

    Gildo Ribeiro é editor do Grupo 7 de Comunicação, liderado pelo Portal 7 Minutos, uma plataforma de notícias online.

    Artigos relacionados

    Deixe um comentário

    Verifique também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo