Mais um que arregou!!!
Panamá recua, se afasta da China e EUA comemoraram; Trump diz ainda não estar ‘feliz’, mas admite concessões
Na ONU, enviado especial chinês lamentou decisão, falou sobre perspectiva de parceria entre os EUA e a China e alertou: 'Há muito em jogo.

Algumas reações impulsivas precisam parar e elas não são justificadas’.
The Panama Canal is vital to America’s national and economic security interests.
We must remain vigilant in protecting this vital asset from the Chinese Communist Party. pic.twitter.com/t06JBNzb66
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) February 3, 2025
O Panamá decidiu recuar e anunciou que não irá mais participar do plano global de infraestrutura da China, o chamado Cinturão e Rota, nesta segunda-feira (3).
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, comemorou a decisão e afirmou que a medida é “um grande passo à frente” para estreitar os laços entre o governo americano e o panamenho.
We are working with Panama to tackle illegal migration through the Darien Gap. Witnessed a repatriation flight returning over 40 migrants to Colombia. This is a powerful example of the strength of the U.S.-Panama partnership. The Trump Administration is focused on stopping… pic.twitter.com/BodPVxeQOP
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) February 3, 2025
Após conversas com Rubio, que visitou o país em sua primeira viagem oficial, o presidente do Panamá, José Raul Mulino, disse que o amplo acordo de seu país para contribuir com a iniciativa chinesa não será renovado e ainda pode ser rescindido antecipadamente.
O acordo expiraria em dois a três anos. Mulino, que vinha rebatendo as ameaças do presidente americano, Donald Trump, em relação ao Canal do Panamá, não deu mais detalhes de quais serão os próximos passos.
“O anúncio do presidente @JoseRaulMulino, de que o Panamá permitirá que sua participação na Iniciativa do Cinturão e Rota do PCC expire, é um grande passo à frente para as relações EUA- Panamá.
Um Canal do Panamá livre é outro exemplo da liderança do @POTUS para proteger nossa segurança nacional e proporcionar prosperidade ao povo americano,
postou Rubio, elogiando o presidente americano, Donald Trump, no X.
Yesterday's announcement by President @JoseRaulMulino that Panama will allow its participation in the CCP’s Belt and Road Initiative to expire is a great step forward for U.S.-Panama relations, a free Panama Canal, and another example of @POTUS leadership to protect our national… https://t.co/U1xrZjqk1p
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) February 3, 2025
A jornalistas, nesta segunda, Trump também comentou a decisão. Disse que ainda não está “feliz”, mas admitiu que o Panamá já concordou em “algumas coisas” e que tem uma ligação marcada com autoridades panamenhas para sexta-feira (7).
Na ONU, o embaixador chinês Fu Cong disse lamentar a decisão do Panamá e ponderou que, apesar do discurso de alguns políticos americanos, acredita que “EUA e China podem trabalhar juntos em muitas coisas” e alertou:
“Há muito em jogo. Algumas reações impulsivas precisam parar e elas não são justificadas”.
Nesta segunda, após impor tarifas de 10% sobre a importação de produtos chineses, Trump ainda afirmou que ainda pode aumentar as tarifas e que deve conversar com o governo de Xi Jinping nas próximas 24 horas.
Siga o ‘ 7Minutos’ nas redes sociais
X (ex-Twitter)
Instagram
Facebook
Telegram
