Pesquisa: Eleições 2022
65% dos eleitores goianos são sabem em quem vão votar
A Paraná Pesquisas divulgou o resultado de uma pesquisa de opinião pública, com vistas a avaliar o pensamento da população goiana, com relação à disputa eleitoral para o cargo de Governador do Estado.

Registrada no TSE (veja no box, no final da matéria), a pesquisa teve uma amostra de 1.540 eleitores, cujas opiniões foram colhidas junto a eleitores com 16 anos ou mais, distribuídos em 60 municípios, no período de 13 a 17 de junho último.
Segundo a empresa,
o nível de confiança é de 95%, para uma margfem de erro de 2,5% para os resultados gerais.
Na pesquisa espontânea, um dado chama a atenção: 65,6% dos entrevistados informaram não saber ou não respondeu em quem vão votar para o cargo de Governador. Um número bastante expressivo, que revela um distanciamento ainda entre o eleitorado goiano e o processo eleitoral em curso, no tocante à eleição para a governadoria.
Ainda em relação
à pesquisa espontânea, o atual governador Ronaldo Caiado, virtual candidato à reeleição pelo União Brasil, aparece na frente com 14,7% dos votos dentro da amostra. Em seguida: Gustavo Mendanha, Patriotas (6,6%); Marconi Perillo, PSDB (3,5%); Major Vitor Hugo, PL (1,6%); Edigar Diniz, Novo (0,5%); Wolmir Amado, PT (0,4%); outros nomes citados (0,7%).
Na pesquisa estimulada,
são apresentados dois cenários, sendo o primeiro com o nome do pré-candidato do PSDB, Marconi Perillo- que ainda não declarou oficialmente a sua postulação- e o outro cenário sem o nome do tucano.
No primeiro cenário, foram os seguintes resultados:
Não sabe/Não respondeu (4,7%);
Nenhum/Branco/Nulo (7,6%);
Ronaldo Caiado (UB), 40,8%;
Gustavo Mendanha (Patriotas), 21,9%;
Marconi Perillo (PSDB), 14,6%;
Major Vitor Hugo (PL), 7,7%;
Edigar Diniz (Novo), 1,5% e
Wolmir Amado (PT), 1,2%.
No segundo cenário,
sem o nome de Marconi Perillo, os resultados apresentados, foram:
Não sabe/Não respondeu (5,6%);
Nenhum/ Branco/ Nulo (10,5%);
Ronaldo Caiado (UB), 45,8%;
Gustavo Mendanha (Patriotas), 25,8%;
Major Vitor Hugo (PL), 9,1%;
Edigar Diniz (Novo), 1,8%;
Wolmir Amado (PT), 1,5%.
Segundo turno
A pesquisa simulou, ainda, cenários para um eventual segundo turno.
Numa disputa entre Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha, o candidato à reeleição pelo UB ficou com 51,8% das intenções de votos, enquanto o nome do Patriotas ficou com 32,5% das intenções de votos. 4,9% Não sabe/Não Respondeu. 10,9% Nenhum/Branco/Nulo.
Em outra avaliação,
Gustavo Mendanha (Patriotas)
venceria o segundo turno com 45,6% de votos frente a
Marconi Perillo, com 26,8% de votos.
Registrou-se, nesse cenário>
20,5% Nenhum/Branco/Nulo e
7,1% Não sabe/Não respondeu.
E, num terceiro cenário,
sendo a disputa entre Ronaldo Caiado e Marconi Perillo, o pré-candidato do UB teve 56,3% das intenções de votos contra
22,1% de intenções de votos para o tucano.
4,9% Não sabe/Não respondeu.
16,8% Nenhum/Branco/Nulo.
REGISTRO-
De acordo com a Resolução TSE n º 23 600 2019 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n º GO 00766 2022 para o cargo de Governador e Senador



