CIÊNCIA E ESPAÇO
Último voo do foguete ULA Delta IV Heavy é suspenso sem data prevista
A ULA comunicou que uma nova data para o último lançamento do foguete Delta IV Heavy será anunciada assim que for resolvida uma falha técnica
Há mais de 60 anos, a linha de foguetes Delta, da United Launch Alliance (ULA), vem conduzindo cargas pesadas ao espaço.
Agora, chegou o momento da aposentadoria – e a versão mais recente do lançador, chamada Delta IV Heavy, voaria pela última vez nesta quinta-feira (28), conforme noticiado pelo Olhar Digital.
Denominada NROL-70, a missão iria decolar do Complexo de Lançamento Espacial-37 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ULA no YouTube.
No entanto, o lançamento foi suspenso pela ULA devido a uma falha técnica poucos minutos antes da decolagem. Em uma publicação no X (antigo Twitter), a empresa explicou que houve “um problema com a tubulação de nitrogênio gasoso que fornece pressão pneumática para os sistemas do veículo de lançamento”.
Sobre os foguetes ULA Delta IV Heavy:
- O Delta IV Heavy é um veículo de lançamento descartável;
- O primeiro voo de um modelo desse tipo foi em dezembro de 2004;
- Ele usa motores projetados pela Divisão de Sistemas Integrados de Defesa da Boeing;
- A montagem final é executada pela ULA;
A massa total do veículo é de aproximadamente 733 toneladas e produz cerca de 952 toneladas de empuxo para impulsionar o foguete para o céu na decolagem;
O lançamento mais recente de um foguete Delta IV Heavy foi em junho de 2023.
A princípio, a ULA adiou em cerca de 24 horas o último voo do Delta IV Heavy, mas na própria noite de quinta-feira a empresa publicou no X (antigo Twitter) que “uma nova data será fornecida após a resolução” do problema.
The team continues to troubleshoot the pipeline and more time is needed to instill confidence in the system. We will continue to work with our customer to confirm our next launch attempt and a new date will be provided upon resolution.
— ULA (@ulalaunch) March 28, 2024
“O lançamento de um Delta IV Heavy da United Launch Alliance que transportava a missão NROL-70 para o National Reconnaissance Office foi cancelado hoje devido a um problema com uma falha na bomba de líquido na tubulação de nitrogênio gasoso que fornece pressão pneumática para os sistemas do veículo de lançamento.
A equipe continua a solucionar os problemas da tubulação e é necessário mais tempo para inspirar confiança no sistema.
Continuaremos a trabalhar com nosso cliente para confirmar nossa próxima tentativa de lançamento e uma nova data será fornecida após a resolução do problema.
Segundo a descrição da missão no site da empresa, a bordo do foguete estará uma carga classificada sendo lançada em nome do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA (NRO).
O conteúdo e o objetivo da carga não foram revelados pelo NRO, que raramente divulga a natureza ou as capacidades de seus satélites de vigilância.
O único comentário da agência a respeito é que o satélite “fortalecerá a capacidade do NRO de fornecer uma ampla gama de informações de inteligência oportunas para tomadores de decisão nacionais, combatentes e analistas de inteligência para proteger os interesses vitais da nação e apoiar os esforços humanitários em todo o mundo”.
ULA vai aposentar outro foguete
Além do Delta IV Heavy, a ULA pretende aposentar também o Atlas V, em atividade desde 2002. Pelos planos da empresa, esse foguete tem mais cinco anos de operação, com o último lançamento programado para 2029.
Ele já está reservado para missões de desenvolvimento da megaconstelação de internet Projeto Kuiper, da Amazon, e também para enviar a cápsula tripulada Starliner, da Boeing, para a Estação Espacial Internacional em seu primeiro lançamento, previsto para 1º de maio.
No lugar dos veículos Delta IV Heavy e Atlas V, ficará o superfoguete Vulcan Centaur, que decolou pela primeira vez em 8 de janeiro deste ano, lançando a missão Astrobotic Peregrine
Por:Flavia Correia
Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.
Link original da matéria:
https://olhardigital.com.br/2024/03/29/ciencia-e-espaco/ultimo-voo-do-foguete-ula-delta-iv-heavy-e-suspenso-sem-data-prevista/