Dicas da Renata do Oba Hortifruti

CLIMA SECO: Frutas que AUXILIAM na HIDRATAÇÃO do CORPO

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, indica frutas ricas em água, que auxiliam na hidratação do corpo

Por que certos vinhos podem custar fortunas enquanto outros são tão baratos?
3 de agosto de 2021
Fanta Mistério Halloween- Se atreve a provar o sabor misterio?
17 de setembro de 2021

Suchá-de-melão

Laranja Bahia, Melancia Baby e o melão são algumas das frutas que minimizam os efeitos do clima seco, sendo indispensáveis na alimentação durante o inverno

O inverno é uma estação que registra baixa umidade do ar. Nessa época, o clima seco é um grande vilão, sendo responsável por desencadear desconfortos respiratórios, pele ressecada, dores de cabeça e até infecções urinárias. Para minimizar esses efeitos, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica algumas frutas ricas em água para auxiliar na hidratação do corpo.

“Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos como as frutas, principalmente as mais suculentas, ajudam no consumo de líquidos que ingerimos todos os dias”, conta Renata. Laranja, melancia e melão são ótimas opções para manter a hidratação do corpo. “Claro que nada substitui o consumo adequado de água, que deve ser ingerida ao longo de todo o dia”, explica.

Essas frutas vão além de repor a água do organismo. A Laranja Bahia, por exemplo, é uma excelente fonte de fibras e antioxidantes que ajudam na saúde da pele e no reforço do sistema imunológico. De acordo com a nutricionista, ela é perfeita para ser consumida como sobremesa, pois seu alto teor de vitamina C ainda ajuda na absorção do ferro das carnes e dos feijões, ajudando na prevenção de anemias.

Já a Melancia Baby é uma boa fonte de licopeno e possui ação preventiva para doenças cardiovasculares. E o melão é rico em fibras e sais minerais, como potássio e magnésio, que ajudam na saúde cardiovascular e muscular.

O importante é manter o equilíbrio na quantidade de líquidos. “Em média, um adulto precisa de 35 ml a 50 ml de água para cada quilo de peso corporal por dia”, ressalta. Renata explica que, como o corpo perde bastante líquido pela respiração e pelo suor, é fundamental fazer a reposição adequada, através da alimentação. “Para isso, o consumo frequente de água, chás, água de coco, sucos naturais e de vegetais é essencial”, indica.

Portanto, uma alimentação saudável ajuda a manter uma boa hidratação, seja através de bebidas ou comidas. “Porém, é válido lembrar que os alimentos são como um apoio para a hidratação, mas não devem ser a nossa única fonte de líquidos”, afirma. Então, equilibrar uma dieta saudável com a ingestão de água todos os dias é uma ótima combinação.

Para contribuir com a inclusão dessas frutas na rotina, a nutricionista separou algumas receitas práticas e cheias de sabor:

DRINK AROMATIZADO

Ingredientes:

¼ de Melancia Baby

200 ml de água tônica

1 rodela de gengibre

3 folhas de hortelã

Preparo: com o auxílio de um boleador de frutas, faça bolinhas com a polpa da melancia Depois, acrescente o gengibre fatiado, as folhas de hortelã e de 2 a 3 bolinhas de melancia em uma taça com a tônica. Sirva em seguida.

SUCHÁ DE MELÃO

Ingredientes:

1 xícara de chá de melão picado

1 colher de sopa de chá verde

1 colher de sopa de mel

150 ml de água

 

Preparo: aqueça a água e, quando iniciar a fervura, desligue o fogo e acrescente o chá verde. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, bata o chá no mixer com o melão e o mel. Acrescente gelo ou leve para gelar antes de servir.

BOLO DE LARANJA COM CASCA

Ingredientes:

3 ovos

1 de xícara de óleo de girassol

2 Laranjas Bahia sem sementes com casca

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de trigo integral

1 xícara de açúcar mascavo

1 colher de sopa de fermento químico

Preparo: bata no liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas picadas e o açúcar mascavo. Em uma tigela, coloque o conteúdo do liquidificador e vá adicionando as farinhas e o fermento (se possível, passe as farinhas por uma peneira).

Leve ao forno pré-aquecido a 180°, usando uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. Faça o teste do palito antes de desligar. O tempo médio de cocção é de 40 minutos.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Bolo-de-laranja-com-casca

Drink-aromatizado

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Os comentários estão encerrados.