By Micheli e Amaury Esberard

Conheça tesouros nutricionais escondidos nos alimentos da ceia de Natal

Certas frutas, verduras e bebidas são considerados super alimentos, tamanha a quantidade de benefícios que podem trazer

Buteco do Presidente Jóquei Clube- Sábado tem feijoada
18 de dezembro de 2020
Cervejas para o fim de ano: dicas do sommelier
25 de dezembro de 2020

Certas frutas, verduras e bebidas são considerados super alimentos, tamanha a quantidade de benefícios que podem trazer

As festas de fim de ano põem à mesa alimentos de alto valor nutritivo.

As carnes são riquíssimas em proteínas e gorduras essenciais à manutenção da máquina humana. As frutas contém energia, vitaminas e minerais em quantidades suficientes para suprir qualquer tipo de demanda do organismo. Mas, entre eles existem certos itens que se sobressaem quando o assunto é saúde.

São os super alimentos, chamados assim por terem em sua composição uma mistura especial de componentes responsáveis, entre outras coisas, pelo rejuvenescimento. Outros são especiais por causa de seu processo de fabricação. Dentre esses últimos, têm destaque aqueles livres de glúten, com baixo teor de açúcar ou totalmente dietéticas e também os que tem fabricação orgânica.

Trata-se de um universo relativamente novo que vem se expandindo com velocidade, suprindo a necessidade, cada vez mais frequente, de um público que busca saúde, bem-estar, qualidade de vida, longevidade e sustentabilidade. Gente que quer conhecer o processo de fabricação e ter garantias de que o alimento, não só é saudável, mas está em conformidade com regras de preservação ambiental.

Vinhos Orgânicos
É de conhecimento da grande maioria das pessoas as evidências acerca das propriedades benéficas do vinho tinto para a saúde humana. Particularmente para o sistema cardiovascular. Os mecanismo fisiológicos de proteção cardiovascular atribuído ao consumo de vinho atua como anti-inflamatório e imunomodulador, anticancerígeno, inibição do crescimento de células tumorais e apoptose (ou morte celular programada) e, também, como protetor contra disfunções neurológicas, o que é exercido por uma substância chamada resveratrol.

O resveratrol tem a capacidade de interferir em alguns tipos de câncer como o de mama, próstata, pulmão, cólon, estômago e ovário. Possui ação antimutagênica, desempenhando atividades contra o crescimento de células neoplásicas. Quando administrado em pequenas doses, associado a quimioterápicos, reduz os efeitos tóxicos dos quimioterápicos sobre as células normais melhorando a eficácia do tratamento.

Alimentos orgânicos expressam potencialidades ainda maiores. Isto é devido não apenas pelas reportagens sobre os desastres ambientais e a importância do meio ambiente, mas também, e talvez até principalmente, pela própria característica da população brasileira que vem passando por um processo de envelhecimento consciente e que tem uma forte preocupação com o bem-estar do corpo físico, tendendo a preferir alimentos que agregam valor em todo seu processo produtivo, desde o plantio até a sua mesa.

Nas práticas orgânicas de manejo do vinho estão inclusas desde a utilização de adubos naturais nas videiras até a utilização de outros produtos orgânicos para a fermentação e produção do vinho propriamente dito.

É importante citar que o setor apresenta vinhos de alta qualidade e que agradam vários paladares, devido ao seu processo produtivo ser ter uma característica “premium”. O vinho faz parte da história da humanidade a aproximadamente 6000 anos. Está associado a rituais, sejam eles religiosos ou de socialização como festas e celebrações, sendo bem consumido nas confraternizações de fim de ano, tendo lugar reservado na mesa de muitas ceias.

Com a recente introdução dos vinhos orgânicos, o consumidor consciente tem a certeza de um produto produzido à partir de terras cultiváveis dentro de um preceito legal de conservação ambiental, sem o uso de agrotóxicos, e com respeito à legislação trabalhista e em conformidade às mais modernas práticas de produção natural. O resultado é um sabor fantástico e a promoção de um bem tão grande ao organismo que merece fazer parte da categoria dos super alimentos.

SERVIÇO – O leitor pode encontrar produtos citados nesta matéria na loja

SIMPLES.NATURAL, em Anápolis.

(62) 9 9809 0051Av. Santos Dumont, nº 700 – Bairro Jundiaí.

www.simplesnatural.com.br

By  Micheli e Amaury Esberard
De Jornal Contexto

  • Fonte da informação:
  • Leia na fonte original da informação
  • Deixe uma resposta